Para Sidnei Telles, empresas devem investir mais em cuidados ambientais

Vereador acredita em alterações na legislação para obrigar as empresas a investirem mais em cuidados ambientais.

  • A reportagem do Maringá Post conversou com o vereador Sidnei Telles (Avante) sobre uma das pautas abarcadas durante a própria gestão: a questão do meio ambiente. O bate-papo vem de uma iniciativa de conversar com os vereadores sobre um assunto específico defendido por eles. Confira abaixo:

    BIOGRAFIA

    Sidnei Telles nasceu em Maringá. A mãe era funcionária de farmácia. O pai do vereador era cartógrafo e tinha contato com os políticos da cidade.

    Telles formou-se em Engenharia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Depois de um tempo, iniciou uma caminhada com movimentos religiosos. Fez parte de um grupo de jovens que resolveu escolher um membro para se candidatar a vereador. Um deles se candidatou e foi eleito.

    Na época, estava começando o trabalho como engenheiro e havia feito um voto interior de que trabalharia para construir uma civilização nova. Inicialmente, não quis se candidatar.

    Apesar disso, aos 26 anos candidatou-se a Deputado Federal. Foi o segundo suplente de Deputado Federal pelo PT.

    Na época, participou de um movimento para convencer que o perfil do Brasil deveria ser parlamentar.

    Em um novo partido, foi candidato a Deputado Estadual. Por estar em um partido novo, foi necessário realizar uma ligação com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Novamente, foi suplente, mas depois de três anos assumiu o mandato de Deputado Estadual por alguns meses.

    O partido que integrava já não existia mais, pois havia sido absorvido por outros. Assim, Telles assumiu sem partido.

    Sidnei Telles perdeu a irmã, a cunhada e o cunhado em um acidente. Por conta disto, desligou-se de querer ser candidato. Tornou-se Secretário de Transporte em Maringá após o fim do mandato.

    Candidatou-se a deputado novamente, pelo Partido Popular Socialista (PPS) – atual Cidadania, mas perdeu a eleição. Já foi também candidato a vice-prefeito e, em seguida, foi candidato a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD).

    Assim, Telles conseguiu ser eleito como vereador.

    MEIO AMBIENTE MAIS VERDE

    Como cobrar ações mais verdes?

    Para Sidnei Telles, a maneira mais efetiva de cobrar tais ações é por meio de alterações na legislação para obrigar as empresas a investirem mais em cuidados ambientais.

    O vereador tem realizado estudos para possibilitar a criação de leis que garantam filtros de odores nas indústrias – o que afirma ser um problema recorrente em Maringá. A questão do odor não se limita à emissão de gases poluentes, mas abarca também a qualidade de vida da população.

    Em adição, diz o vereador, é necessário exigir um controle maior da emissão dos efluentes – resíduos líquidos ou gasosos – que nem sempre ganham o tratamento adequado.

    Telles enfatiza que, hoje em dia, é difícil realizar a fiscalização destas situações, o que justifica a necessidade de atuação maior por partes dos vereadores. Desta forma, poderão criar mecanismos para determinar a maneira adequada de lidar com o meio ambiente e com o impacto ambiental das atividades produtivas. No caso de descumprimento de normas ambientais, seria possível aplicar sanções.

    Uma Maringá mais verde pode tornar a cidade um centro de empresas sustentáveis. A sustentabilidade pode se tornar uma marca no produto delas e das indústrias, diz. Também faz-se necessário ver meios para gerar benefícios fiscais às empresas como forma de incentivá-las e para atrair mais empresas que realizem o investimento em ações sustentáveis, afirma.

    Busca-se legislações que não sejam somente punitivas, mas que tragam também benefícios a quem invetes na proteção da biodiversidade. Assim, quem investir em cuidados com a flora e a fauna, poderia ganhar algum benefício fiscal, ressalta Telles.

    Ações de contribuição ao meio ambiente

    Sidnei Telles é membro do Conselho de Meio Ambiente de Maringá (Condema) e teve participação ativa na criação do Instituto Ambiental de Maringá (IAM). Em adição, participou do Programa Rio Limpo, que tem como objetivo realizar vistorias nos córregos para o mapeamento de possíveis erosões, verificação de sistemas de drenagem danificados, lançamentos de esgoto e de resíduos irregulares, existência de áreas de preservação permanentes degradadas e realizar coletas de amostrar para avaliar a qualidade da água em pontos dos rios.

    O vereador também tem acompanhado a situação das leucenas – árvores exóticas invasoras que estão desequilibrando o meio ambiente da cidade. Elas tomam conta dos espaços rapidamente e não permitem o desenvolvimento das espécies nativas. Telles procura a solução em parceria com o IAM e com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    Além de ter assumido a implantação do canil na Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM), o vereador assumiu os projetos da Causa Animal, que eram de Flávio Mantovani, atual coordenador do Procon.

    Maringá Mais Verde

    O Maringá Mais Verde é um projeto que alia a proteção do meio ambiente à reintegração social de internos do CPIM. Os apenados trabalham no reflorestamento e manejo das áreas verdes da cidade, além de atuar na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Unidades de Conservação. Em adição, também realizam o manejo dos locais por meio da retirada de espécies invasoras.

    Para Telles, o projeto é interessante, mas é pequeno e deveria crescer para que alcance mais apenados e aumente a mão de obra. O começo do Maringá Mais Verde se deu com a participação de dez internos em semiliberdade.

    O Maringá Mais Verde é uma parceria entre a CPIM e o IAM.

    Uma ação prevista ressaltada pelo vereador é a implantação de um canil para cães abandonados na CPIM. A ideia é que os detentos trabalhem na alimentação, limpeza de baia, banho e tosa dos animais. A ação reinsere os apenados na sociedade e desenvolve qualificação profissional.

    O projeto está sendo articulado pelo gabinete de Telles em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Animal e com a direção da CPIM.

    Filme favorito

    Sidnei Telles faz menção ao filme A Paixão de Cristo (2004) e à série Game of Thrones (2011)

    O motivo de gostar da série são os temas ligados à política por ela abordados, como relações de poder, guerras, corrupção e economia.

    Quanto ao filme, o vereador o considera um marco na história do cinema. A produção retrata a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo de forma inédita e impactante, afirma.

    Foto: Marquinhos Oliveira / CMM

    Atualizado às 18h30min

    Comentários estão fechados.