A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação e medo intenso. Sendo uma reação natural do corpo humano, no entanto, quando atinge elevados níveis pode tornar-se um distúrbio e atrapalhar na realização das atividades do dia a dia.
Esse transtorno é o problema de saúde mental que mais atinge os trabalhadores, segundo dados da pesquisa realizada com 523 profissionais da área de RH pela empresa de benefícios VR.
No âmbito do trabalho, a ansiedade está ligada a uma forma de sofrimento emocional associada a dor de antecipação ou real na execução das tarefas que são destinadas para serem realizadas.
Segundo dados da pesquisa da VR, 28% dos profissionais do RH afirmaram que desde o ano de 2020, foi registrado um aumento em relação aos problemas relacionados à saúde mental. Nesse sentido, 52% dos entrevistados atribuíram essas ocorrências para a depressão e 84% para a ansiedade.
No entanto, em 2021, apenas 10% desses profissionais afirmaram que problemas relacionados a saúde mental em suas equipes foram registrados. Aproximadamente 15% das empresas ofereceram algum tipo de programa de apoio para os colaboradores.
Em 2022, diversas empresas notaram a necessidade de resolução de questões associadas a esses problemas, porém, apenas 12% desenvolveram algum tipo de programa para lidar com essas situações.
Desses 12%, cerca de 54% das empresas fornecem psicólogos para os funcionários. Além disso, 51% realizam palestras sobre a temática. Porém, mesmo com o aumento dos problemas psicológicos, apenas 13% forneceram mais dia de folga e cerca de 6% reduziram a jornada de trabalho.
O levantamento ainda informou que esse desafio das empresas em relação a saúde mental também é encontrado nos funcionários do home office, tendo sido mencionada por 46% dos entrevistados. Outro desafio, encontra-se no controle da jornada de trabalho dos colaboradores, registrando aumento de 39% em 2020 e 33% no ano de 2021.
Com informações do Você RH
Foto: Cookie_studio/Freepik
Comentários estão fechados.