Óbitos de motociclistas estão ligados a uso incorreto do capacete, diz diretor de trânsito da Semob

Afivelar a queixeira e utilizar um capacete de qualidade, que não esteja vencido, são medidas importantes para evitar consequências fatais.

  • Em 2022, de acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), as mortes por acidente de trânsito aumentaram em 21% em relação as de 2021. No total, o ano passado registrou 40 mortes por conta do trânsito.

    No ano de 2021, foram 33 mortes.

    Entre as vítimas do ano passado estão 29 motociclistas, seis pedestres, três condutores de automóvel e dois condutores de bicicleta. 33 das vítimas foram homens, enquanto sete foram mulheres.

    O Maringá Post conversou com o diretor de trânsito da Semob, Gilson Machado Dias, que deu dicas para evitar acidentes de trânsito.

    Para os motociclistas, o diretor enfatiza: deve-se usar o capacete corretamente. Ter o cuidado de afivelar a queixeira e utilizar um capacete de qualidade, que não esteja vencido, são medidas importantes para evitar consequências fatais.

    Ainda de acordo com Dias, vários óbitos ocorreram pelo fato do capacete ter saído da cabeça dos motociclistas.

    Outras medidas importantes são as de cuidar com a velocidade no trânsito e manter distância dos outros veículos.

    Não há uma distância específica, diz o diretor, pois na cidade pode haver trânsito congestionado.

    Contudo, em vias e trânsitos rápidos, o ideal é marcar um ponto fixo e contar três segundos para chegar nele após o veículo que está na frente.

    É importante, também, cuidar com a manutenção do veículo, nunca falar ao celular enquanto dirige e não beber antes de dirigir, diz o diretor.

    No caso de acontecer algum acidente, deve-se ligar para os números de emergência apropriados: 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu) e 193 (corpo de bombeiros). Não se deve movimentar a vítima, enfatiza.

    Com informações de GMC Online / Foto: Aldemir de Moraes/PMM

    Atualizado às 16h38min

    Comentários estão fechados.