A Vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara de Maringá, Professora Ana Lúcia, solicita à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná que o cargo de delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Maringá (DEAM) seja ocupado por uma profissional mulher.
O documento enviado na manhã desta quarta-feira (04/01) ao gabinete da Secretaria, é um pedido para que seja reconsiderada a decisão de um outro homem ser nomeado ao cargo, já que no Estado tem 50 delegadas aptas a serem nomeadas. Em junho de 2021, quando um homem foi nomeado pela primeira vez para ocupar a função desde a criação da DEAM em 1985, a justificativa era de falta de delegadas, o que, segundo a vereadora, não é mais o caso.
“Fui informada por fontes não oficiais, que a exemplo do que ocorreu em junho de 2021, mais uma vez um homem será designado a ocupar a função. Com o ofício, acredito e espero que a nomeação de uma mulher como delegada titular da DEAM seja efetivada”, declara a Professora Ana Lúcia.
Assim como ocorreu na época, a vereadora afirma que não se trata de juízo de valor quanto a competência técnica do homem, mas, “trata-se de garantir a conquista histórica da presença de uma delegada mulher na DEAM, como também permanecer de acordo com premissas legais, fundamentalmente a Lei Maria da Penha, que dispõe sobre a dignidade do acolhimento à mulher vítima de violência no momento em que recorre ao Estado em busca de proteção”.
Assessoria da vereadora Professora Ana Lúcia / Foto: Marquinhos Oliveira/CMM
Comentários estão fechados.