Empresário do setor pecuarista e consolidado na política mato-grossense, o novo titular da pasta da Agricultura é natural de Bela Vista do Paraíso (a 126 quilômetros de Maringá)
Por Victor Ramalho, especial para o Maringá Post
O noroeste do Paraná terá mais um importante representante na 3° gestão do Governo Lula (PT), iniciado oficialmente no domingo (1°). Além dos deputados federais Gleisi Hoffman, Ênio Verri e Arilson Chiorato, ambos do Partido dos Trabalhadores e que fizeram parte da equipe de transição, há um nome da região oficializado para comandar uma pasta no 1° escalão do Executivo.
Trata-se do atual senador do Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), indicado por Lula para o Ministério da Agricultura. Já consolidado na política mato-grossense, Fávaro é natural de Bela Vista do Paraíso (a 126 quilômetros de Maringá).
O político é um empresário do setor agropecuarista, tendo iniciado na vida pública em 2010, quando se tornou vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil. Na época, ele já tinha negócios no setor em Lucas do Rio Verde-MT. Em 2012, Fávaro ganhou destaque como presidente da Associação dos Produtores de Milho e Soja do Estado do Mato Grosso. Com apoio de outros empresários do setor, se candidatou na política pela primeira vez dois anos depois, em 2014.
Na ocasião, filiado ao Progressistas, foi eleito vice-governador do Mato Grosso, na chapa do governador Pedro Taques.
Em 2018, Fávaro ficou em 3° lugar na disputa pelo Senado no Estado, recebendo 15,8% dos votos, derrotado na ocasião pelos adversários eleitos Selma Arruda (PSL) e Jayme Campos (DEM).
No entanto, o empresário assumiu uma cadeira em Brasília em abril de 2020, após a cassação de Selma Arruda pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Aos 53 anos, Carlos Fávaro ocupará pela primeira vez um cargo no Executivo Federal.
Comentários estão fechados.