Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná, concedeu uma entrevista à CBN Curitiba nesta sexta-feira (23) para falar sobre a possibilidade de aumento dos casos de Covid após as festividades de dezembro.
O secretário disse que, dentro do país, terá movimentação de um grande número de pessoas, especialmente no litoral e no interior.
Por isso, faz-se necessário completar o esquema vacinal contra Covid-19, com 1ª e 2ª dose e as doses de reforço.
Beto Preto também enfatizou: quando viajar para fora do país, a população deve ficar atenta quanto à exigência do passaporte de vacinação por parte do(s) paíse(s) para o qual viajará. A vacinação, afirmou, é um salva-guarda em quaisquer deslocamentos, dentro ou fora do Brasil.
A população deve se vacinar com o objetivo de se proteger, não por uma determinada exigência, disse. Muitos paranaenses ainda não tomaram as doses de reforço. O secretário ainda enfatizou a importância da vacinação para proteção da vida.
O verão de 2022 terá uma temporada mais branda no que diz respeito ao Covid-19, disse o secretário. Por isso, é importante tomar alguns cuidados: evitar aglomerações em locais fechados, usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel.
O secretário também discutiu o impacto das aglomerações deste fim do ano em decorrência da Copa do Mundo e das festividades de Natal e Ano Novo, além do período de férias. Para ele, os casos aumentarão. Contudo, a vacinação pode impedir os casos de internação em hospitais.
Beto Preto revelou que os testes rápidos estão acabando no Paraná. Por isso, foram solicitados mais testes ao Ministério da Saúde – o estado receberá mais 110 mil destes, ainda para 2022.
Com informações de CBN Curitiba / Foto: Juraj Varga por Pixabay
Atualizado às 19h22min
Comentários estão fechados.