Procon de Maringá pede que população se atente a práticas abusivas no Natal

Para o coordenador do Procon, Flávio Mantovani, é importante se atentar principalmente às promoções, conferir se o preço é realmente promocional.

  • A cinco dias do Natal, o Maringá Post conversa com Flávio Mantovani, coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Maringá, sobre as ações desenvolvidas pelo órgão para garantir a segurança do consumidor na hora de comprar presentes para a celebração do feriado natalino.

    Atualmente, a cidade conta com o Procon Móvel, uma iniciativa de levar o atendimento ao consumidor para as ruas com o objetivo de orientar e tirar dúvidas da população.

    Há também uma estrutura localizada no Terminal da cidade com a mesma finalidade, o Procon do Povo, que, no momento, também conta com uma estrutura no Centro.

    Além disso, o órgão fez uma cartilha impressa para entregar nas lojas locais e informar os lojistas sobre as boas práticas de consumo.

    Desta forma, conta Mantovani, é possível criar uma relação de consumo justa e adequada entre o comércio e os consumidores.

    Quanto às praticas abusivas do comércio, Mantovani diz que a população deve se atentar aos preços oferecidos em épocas de vendas aquecidas, como a Black Friday e o Natal.

    É importante se atentar principalmente às promoções, para ver se o preço oferecido é de fato promocional, se há realmente um desconto.

    O Procon de Maringá recebe um grande volume de reclamações sobre compras online. O coordenador avisa que é necessário estar atento aos seus direitos antes de realizar qualquer compra online. Em adição, Mantovani aconselha a população a sempre conferir os dados constantes em boletos bancários em transferências via Pix para saber se eles realmente dizem respeito à empresa que realiza a venda.

    Outra prática abusiva apontada é a do consumidor que decide comprar em um determinado estabelecimento e é cobrado por um seguro que não pediu ou, ainda, a loja faz um cartão de crédito sem que o consumidor o tenha requisitado.

    O Procon realizará vistorias nas lojas para conferir se as normas estão sendo cumpridas. Por exemplo, indicar as informações obrigatórias e corretas nos produtos, nitidez na informação sobre as formas de pagamento, detalhes sobre parcelamentos e juros, disponibilização do telefone e endereço do Procon junto ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) em lugar acessível e visível para os consumidores. As informações são da Prefeitura de Maringá.

    É importante se atentar às práticas do comércio conforme o feriado natalino se aproxima para não cair em golpes. Se verificar alguma prática suspeita, o consumidor pode contatar o Procon:

    Call Center
    151
    (44) 3293-8150

    WhatsApp para denúncias
    (44) 9 8402-0278
    (44) 9 8402-0433

    O órgão entra em recesso nos dias 26 de dezembro e, depois, 02 de janeiro de 2023.

    Foto: Aldemir de Moraes / PMM

    Atualizado às 17h25min

    Comentários estão fechados.