Fora da internet, Maringá conscientiza população sobre Covid-19 em UBS

Fora da internet, as UBSs e as equipes de saúde da família são os principais meios pelos quais Maringá conscientiza a população sobre a Covid-19.

  • No dia 13 de março de 2020, a Prefeitura de Maringá começou a empreender medidas de contingência para prevenção da Covid-19. 200 profissionais foram contratados emergencialmente e o fluxo de atendimento foi reorganizado.

    O Maringá Post entrou em contato com a Prefeitura para descobrir as ações de conscientização e prevenção realizadas muito além da internet.

    Além das orientações divulgadas nas redes sociais e no site oficial, Maringá busca conscientizar a comunidade por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das equipes de saúde da família.

    As equipes realizam visitas às casas da população.

    Desta forma, o município reforça a importância da vacinação, das medidas de higiene e do uso de máscaras. A vacinação é estratégica: há um rodízio semanal de UBSs com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade.

    Dados divulgados no vacinômetro da última segunda-feira (12) mostram que 390.944 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 360.023 com a segunda. 366.826 foram vacinadas com as terceira, quarta e quinta doses de reforço. A cobertura vacinal é resultado das campanhas de conscientização realizadas pelo município.

    Dados divulgados pela Prefeitura no dia 14 mostram 187 novos casos confirmados. Isto representa uma diminuição se comparados aos dados do dia 13, com 250 casos confirmados.

    Ainda houve confirmação de casos ativos no boletim mais recente, porém, o divulgado na última terça-feira (13) mostrou 1.903 casos ativos.

    Previamente, a Prefeitura já havia soltado o decreto nº 2288/2022, recomendando o uso de máscara em locais fechados onde não tenha a possibilidade de distanciamento físico entre pessoas e no caso de suspeita de Covid-19. Foram reforçadas também as medidas de higiene das mãos, manutenção de ambientes ventilados e arejados, limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies.

    Maringá também iniciou o tratamento de casos específicos de Covid-19 com o medicamento Paxlovid, aprovado para venda em farmácias no dia 21/12 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Para 2023, Maringá continuará investindo na ciência e na vacinação e reforçando a capacitação dos profissionais de saúde para lidar com a Covid-19. As campanhas de vacinação e o reforço dos cuidados continuam.

    Foto: Prefeitura Municipal de Maringá

    Atualizado às 11h33min

    Comentários estão fechados.