Muitos pais ou responsáveis podem se perguntar o que é o ensino bilíngue ou quais benefícios esta modalidade pode trazer para o futuro dos alunos. Conheça abaixo mais sobre tal modalidade e como ela pode contribuir para o desenvolvimento do aluno.
O site do Kumon aponta a importância da base pedagógica do ensino bilíngue para o aluno. Desde a integração, remotamente, em equipes interdisciplinares com membros ao redor do globo, até as possíveis conquistas profissionais que podem ser alcançadas.
O portal ainda ressalta que o ensino bilíngue se diferencia do ensino da língua pela integração do idioma à grade curricular. O ensino da língua, enfatiza, é focado no estudo do vocabulário e da gramática.
Em adição, a matéria do Kumon também ressalta que, quanto antes a criança entrar numa instituição de ensino bilíngue, melhor. A justificativa é de que a linguagem é o meio pelo qual a criança compreende o mundo.
Conforme indicado em matéria do G1, o ensino bilíngue também auxilia o aluno a se tornar fluente na língua inglesa.
Entre as vantagens, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), mostra o portal, o ensino bilíngue aprimora a tomada de decisões frente a situações complexas, proporciona maior repertório cultural e auxilia no desenvolvimento da lógica e da interpretação.
O Maringá Post conversou com as diretoras de dois colégios bilíngues localizados na cidade.
Giovanna Meneguetti, diretora da escola Maple Bear, conta que o ensino bilíngue aumenta o número de sinapses e de conexões no cérebro da criança pelo fato dela estar imersa no aprendizado em duas línguas diferentes. Além disso, ressalta que o aluno aprende a se comunicar de duas maneiras diferentes, portanto, possui maior facilidade em se comunicar com mais pessoas.
Meneguetti também diz que a fluência em inglês tornou-se essencial. Ser fluente, afirma, abre muitas portas no mercado de trabalho, independente da área.
Erica Cristina Lima de Miranda, diretora escolar do Colégio Adventista de Maringá, também aponta que o inglês é essencial, pois abre portas para mais oportunidades. A vida acadêmica, afirma, requer um contato prévio com a língua inglesa por conta do número de produções realizadas em inglês.
A diretora também ressalta a convivência das crianças com as culturas estadunidense e inglesa — por exemplo, por meio da celebração de datas especiais. Hoje (28), por exemplo, celebram o Dia de Ação de Graças, com atraso por conta dos jogos da Copa do Mundo 2022.
Quanto às oportunidades para o futuro, a diretora nos conta que o ensino bilíngue abre portas para estudar em universidades fora do país. O certificado de aprendizado, conta, já abriu oportunidade para um ex-aluno do colégio trabalhar em uma multinacional.
Atualizado às 18h10min
Comentários estão fechados.