A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação e medo intenso. Sendo uma reação natural do corpo humano, mas em grandes níveis pode virar um distúrbio e atrapalhar nos afazeres do dia a dia. No âmbito do trabalho, está ligada a uma forma de sofrimento emocional tendo associação a dor de antecipação ou dor real na execução das tarefas que são predestinadas.
A ansiedade nem sempre se manifesta de maneira igual para todas as pessoas, devido a isso, o primeiro passo para combater essas inseguranças, é notar detalhes para identificar de onde eles vêm.
Se esses sentimentos surgem repentinamente no seu local de trabalho gerando nervosismo só de pensar nas coisas que devem ser feitas, continue a leitura e entenda como evitá-los.
1- Busca pelo perfeccionismo
Antes mesmo da contratação, muitos candidatos declaram que o maior defeito que possuem é o perfeccionismo. Uma pessoa perfeccionista tem medo do fracasso, baixa autoestima e tende a gerar grandes expectativas sobre ela mesma e que quando não são superadas, ocasionam em grandes frustrações.
Aceitar criticas e entender que nem sempre tudo saíra como o esperado contribuem para que a ansiedade não seja desenvolvida nesse quesito.
2- Necessidade de tentar agradar as pessoas constantemente
Essa necessidade é uma forma de ansiedade , porque surge da preocupação com o que os outros vão dizer ou pensar.
Ajudar colegas contribui para um melhor ambiente no trabalho. No entanto, existe um limite, no qual não se deve ajudar o colega se estiver se sentindo sem energia ou não tiver tempo.
Devido a isso, ajude apenas quando estiver tranquilo e com energia. Evite se sobrecarregar e pensar no que os outros vão dizer, o mais importante são as suas necessidades.
3- Procrastinar com frequência
A procrastinação costuma acontecer devido a dificuldades ou falta de conexão com determinados assuntos. Um sinal comum para identificar esse traço, é quando a pessoa tende a evitar estar em lugares, fazendo algumas tarefas ou falando com outras pessoas.
A dica é que se uma coisa parecer muito complicada, comece a executa-la por partes, finalizando um passo de cada vez. E evitando pensar constantemente em prazos.
4. Buscar controle absoluto
Pessoas ansiosas tendem a manifestarem a ansiedade na forma de controle, através do microgerenciamento. São pessoas consideras autoritárias por colegas de trabalho devido essa necessidade de controlar cada detalhe.
Essa frequente busca visa manter o ambiente controlado com a pessoa sempre no topo, participando de todos os trabalhos e assuntos. Duvidando da capacidade de colegas e gerando conflitos, pois acreditam que as tarefas só serão bem executadas se eles executarem.
Com a ansiedade em altos níveis essas pessoas não conseguem controlar os sentimentos e acreditam que se algo der errado será culpa delas. Por isso, a cobrança é constante.
5- Envolver-se demais nos assuntos da empresa
Existem pessoas ansiosas que necessitam estarem envolvidas em todos os sentidos com as empresas. Isso vai desde o planejamento de festas até a necessidade de estar a par da vida pessoal de cada colega da equipe. Esse constante desejo de estar inserido em todas as camadas, ocasiona em sentimentos ansiosos e no medo de não estar sendo aceito para integrar o local.
Nesse sentido, é necessário que essas pessoas entendam que a busca constante pela aceitação não é necessária e que mesmo que elas não realizem tudo pelas outras ainda serão aceitas e respeitadas.
Mas atenção! Nem sempre os traços de personalidade são manifestados, na maioria das vezes as pessoas o possuem mas não são afetadas ou deixam transparecer. Com isso, atente-se aos sinais e evite aumentar os níveis de ansiedade com a frequente pressão.
Foto: Jan Vašek/Pixabay
Comentários estão fechados.