A procrastinação é definida como o adiamento de uma ação. Sendo tratada como um problema que afeta a produtividade gerando situações de fracasso nas empresas.
Situações procrastinadoras, resultam em estresse, perda de produtividade, vergonha em relação aos outros e sensação de culpa, devido as responsabilidades e compromissos estipulados não serem cumpridos.
Falar frases típicas como, “Daqui a pouco eu começo”, “Amanhã eu faço”, “Já vou começar”, são falas procrastinadoras que se tornam hábitos de adiamento das obrigações e de trabalhos relacionados a perda de tempo. Foto: congerdesign/Pixabay
Apesar de ser comum a associação da procrastinação com a preguiça, a situação está englobada em um contexto de sintomas de desconfortos emocionais. Devido a isso, especialistas incentivam a observação de alguns aspectos do trabalho diário, para que seja compreendido o que o cérebro está querendo dizer com essas atitudes.
Confira abaixo atitudes procrastinadoras que podem prejudicar a produtividade:
Problemas para começar
Os problemas para começar algo estão relacionados com três causas fundamentais.
- Não ter um direcionamento por onde começar
Iniciar uma tarefa quando não se sabe ao certo como dar o primeiro passo, é desafiador e na maioria das vezes se tornam desafios intimidantes.
- Ter sentimentos de não pertença
Nesse sentido, mesmo o trabalhador traçando metas, crê que não deveria estar ali, pois está tomando o lugar que deveria ser de outra pessoa. O sentimento é comum entre grupos marginalizados e com pouca representatividade na sociedade.
- Não ter vontade de realizar uma tarefa
Existe resistência a realização do trabalho quando pensado que possui pouco valor ou que não será valorizado como deveria ser. É evidente que conflitos internos atrapalham nesse sentido, não permitindo o inicio dos afazeres.
Problemas para terminar
Mesmo quando há tempo suficiente para realizar uma tarefa e a execução se torna muito difícil de ser levada até o objetivo, a raiz do problema pode ser encontrada no medo.
Medo da não aceitação do trabalho por parte de chefes, clientes e público. Com isso, o cérebro acaba buscando formas de evitar experiências ruins.
Nesse sentido, uma das táticas mais comuns de adiamento das tarefas, é realizar tudo, menos o que deveria ser finalizado.
Leia também: Confira dicas para conquistar a vaga de emprego desejada
O importante diante de situações procrastinadoras é tratar do desconforto emocional que está no centro da questão e causa esse atraso. Com a identificação e possível modificação, será mais fácil de realizar as tarefas propostas.
Foto: Karlyukav/Freepiu
Comentários estão fechados.