As empresas necessitam que os profissionais estejam interessados nas vagas ofertadas. Quando um candidato participa ou se inscreve em um processo, ele não procura apenas se encaixar no perfil, mas também espera que a empresa consiga atender algumas expectativas.
E para isso, é necessário que certos cuidados sejam tomados, principalmente pelas empresas. Confira abaixo 10 coisas que você dono de empresa ou futuro funcionário deve evitar ao divulgar ou se candidatar a uma oferta.
- Divulgação da vaga como oportunidade única
A contratação gera benefícios para ambas as partes. devido a isso o indicado é não promover vagas que indiquem a beneficiação somente do candidato. Esse processo se torna clichê causando desinteresse pela vaga ofertada.
- Excessos de autopromoção
Utilizar de atributos voltados para a autopromoção da empresa, contando feitos e números acaba gerando mais rejeição do que interesse por parte dos candidatos. O indicado é evitar fazer com o que candidato perca tempo, mantendo sempre a transparência e o equilíbrio com as observações acerca dos feitos da empresa.
- Vagas divulgadas sem o valor do salário
As vagas divulgadas sem a divulgação dos salários são mais propensas a serem ignoradas pelos candidatos. O tempo da não divulgação salarial já acabou. O processo de sigilo sobre informações pertinentes para a candidatura não deve ser continuado pelas empresas que estão em busca de funcionários.
- Exigência de habilidades que não são necessárias para a vaga
Aumentar o número de habilidades e capacidades destinadas aos trabalhos, contribui apenas para o afunilamento do número de candidatos interessados na vaga. O ideal é valorizar as habilidades que são primordiais para a execuções das funções.
- Especificação apenas das responsabilidades e não das tarefas essenciais
O candidato precisa estar ciente sobre suas funções. Por isso, é indispensável que todas as tarefas estejam muito bem especificadas na vaga em questão.
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- Não definição de aspectos fundamentais para o exercício da função
Na descrição da oferta é essencial que o candidato entenda qual será o seu papel dentro da empresa. Englobando aspectos sobre a forma como o trabalho será realizado, desde a quantidade de pessoas de uma equipe, até o setor responsável pela resolução de futuras eventualidades.
- Exigências de habilidades para trabalhar ‘sob pressão’
Apesar de ser comum o aviso de que será indispensável saber exercer a função sobre pressão durante a divulgação das vagas, essa situação é propicia a ocasionar efeitos de fuga nos candidatos. Tendo em vista, que situações severas são responsáveis por ocasionar esgotamento nas pessoas.
- Não especificar o desafio ou missão
O candidato necessita entrar na empresa sabendo qual o desafio que terá que enfrentar. Cada cargo exige uma série de responsabilidades, porém, as demandas precisam ser especificadas.
- Imprecisão do cronograma
O ideal é que as empresas divulguem nas vagas a carga horária da jornada de trabalho. Esse fator contribui para um maior interesse ou desinteresse dos candidatos. Vagas com horários imprecisos tendem a ser ignoradas.
- Oferecer recompensas que não possuem ligação com o trabalho
Recompensas como frutas, fonte de chocolate, pebolim, mesa de sinuca e vários outros não devem ser considerados durante o processo seletivo. Esses fatores contribuem para a satisfação do funcionário dentro do ambiente de trabalho, contribuindo para melhores resultados da empresa, o que se torna excelente. Porém, não devem ser aspectos abordados visando incentivar na escolha dos candidatos, que estão disputando a vaga tendo em vista o emprego..
O papel da empresa é manter a transparência e especificar as funções que devem ser exercidas. A ética também é imprescindível nesse quesito.
Atente-se a essas dicas durante a divulgação da sua vaga de emprego ou currículo e encontre a empresa e o candidato ideal para o trabalho.
Foto; Adrian/Pixabay
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