Programa de empreendedorismo forma costureiras em Paranavaí

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino, o programa “Vestindo minha família” oferece capacitação de corte e costura.

  • Vestidas com as roupas que elas mesmas costuraram, 12 mulheres participaram da formatura do “Vestindo minha família” na última sexta-feira (dia 12) no Rotary de Paranavaí.

    Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino, o programa oferece capacitação de corte e costura numa parceria entre Sicredi Dexis e Associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí – Arenito.

    Além do curso, as mulheres participaram de oficinas e palestras preparativas para o mercado de trabalho, estimulando-as a se tornarem microempreendedoras individuais (MEI).

    Mari Neuza dos Santos faz consertos e ajustes de roupas e, depois do curso, aprendeu a costurar blusas e vestidos. “Antes precisava usar o molde criado por outras costureiras. Agora eu mesma os crio”, conta, orgulhosa.

    Mari quer costurar blusas, vestidos e aumentar a clientela. Cássia Correia conta que o curso representa a chance de alçar voos mais altos. “Em 2022 consegui reabrir meu estúdio com o valor de vendas de máscaras e de acessórios que fiz durante a pandemia. No curso, desenvolvi três réguas de modelagem, aprovados pela professora. E estou com projeto de lançar uma minicoleção de jalecos e acessórios de beleza”.

    Foram 280 horas de capacitação distribuídas em encontros que ocorreram durante quatro meses, com início em julho. Nos eventos, além de práticas de corte e costura, as mulheres aprenderam sobre empoderamento, empreendedorismo, educação financeira, formalização, criatividade e marketing.

    A coordenadora do curso, Eugênea Ceres Monteiro, que é conselheira da Sicredi Dexis, conta que a capacitação teve início em 2002 e já formou mais de mil mulheres. “Uma parte consegue se colocar em indústrias, outras abrem o próprio negócio. Mas o objetivo é começar costurando para a própria família. No curso, elas aprendem sobre vestuário infantil, adulto e outras técnicas”, comenta.

    Comentários estão fechados.