Confira dicas de como se portar durante a entrevista de emprego

O mercado de trabalho tem buscado cada vez mais pessoas capacitadas para vagas de emprego. Porém, a maioria dos candidatos são eliminados ainda nas entrevistas.

  • O mercado de trabalho tem buscado cada vez mais pessoas capacitadas para vagas de oportunidade de emprego. No entanto, a maioria dos candidatos são eliminados ainda durante as entrevistas, devido a condutas consideradas inaceitáveis pelos recrutadores.

    Os recrutadores selecionam os candidatos,  analisam o histórico profissional, resultado de testes, empregos anteriores e realizam pesquisas sobre aqueles que mais se enquadram em cada vaga. Depois de todo esse processo avaliativo, as entrevistas ocorrem com os candidatos que mais apresentaram potencial para a possível contratação da empresa.

    Apesar dos recrutadores obterem acesso a todas essas informações, a entrevista continua sendo indispensável, pois é neste momento que ocorre o contato direto entre o candidato  e o recrutador. Durante esse processo, os avaliadores conseguem observar os comportamentos de cada um dos possíveis contratados, do tom de voz, até a personalidade.

    Esta etapa é crucial para demostrar para os recrutadores a razão do candidato estar buscando fazer parte da empresa. Confira agora algumas dicas de como se portar durante uma entrevista de emprego.

    • Saía de casa com antecedência em casos de entrevistas presenciais. Já para entrevistas online, acesso o  link da reunião antes do horário combinado para garantir que tudo  funcionando corretamente;
    • Evite dormir tarde no dia anterior à entrevista. Tenha uma boa noite de sono;
    • Evite comidas pesadas ou muito calóricas. Prefira comidas mais leves;
    • Prepare-se com antecedência. Tenha tudo o que for necessário em mãos;
    • Seja você mesmo! Evite fingir características ou mentir durante a entrevista, pois os recrutadores conseguem identificar esses comportamentos;
    • Não se preocupe com o nervosismo. Os avaliadores sabem que é um momento importante e compreendem a tensão;
    • Demonstre interesse e empolgação pela vaga;
    • Cuidado com o tempo de fala em cada uma das perguntas. Tente ser  claro e objetivo na mensagem, evitando ruídos na comunicação;
    • Atente-se aos padrões de vestuário impostos por cada empresa. Tente manter sempre um padrão mais formal.

    A preparação é fundamental para adquirir ótimos resultados nas entrevistas. Esteja preparado e siga essas dicas para ter ainda mais chances de conseguir a vaga de emprego desejada.

    Reprodução: Firmbee/Pixabay

    Comentários estão fechados.