Alep aprova projeto de lei para endurecer punições para crimes de racismo

O projeto prevê punições mais severas para crimes de racismo ou injúria racial, e estabelece infrações contra a prática de ato discriminatório.

  • Deputados da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram um projeto para atualizar a lei de combate ao racismo no Paraná.

    Após ser aprovado, o projeto segue para sanção ou veto do governador Ratinho Junior (PSD).

    O texto prevê punições mais severas para crimes de racismo ou injúria racial, e estabelece infrações contra a prática de ato discriminatório por motivo de raça ou cor. Entre elas, está a aplicação de uma multa no valor de mais de R$60 mil, que pode valer para pessoas físicas ou jurídicas.

    A proposta foi assinada pelos deputados Goura (PDT), Tadeu Veneri (PT), Requião Filho (PT), Luciana Rafagnin (PT), Professor Lemos (PT), Michele Caputo (PSDB), Ademir Bier (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).

    Programa SOS – Racismo no Paraná

    O texto também traz pontos sobre a divulgação de informações contra a prática de discriminação por meio do Programa SOS – Racismo no Paraná, que existe desde 2005.

    Caso aprovado, o projeto vai estabelecer que cartazes sejam exibidos em ambientes públicos ou privados de uso coletivo. Os cartazes devem trazer informações sobre a definição dos crimes de racismo e de injúria racial punições, além de canais de contato para realizar as denúncias.

    Como denunciar

    É possível realizar a denúncia através do Programa SOS – Racismo no Paraná, por meio do telefone 0800-642-0345, que funciona segunda à sexta, das 9h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].

    Com inforamções do Portal G1.

    Foto: Dálie Felberg / Alep

    Comentários estão fechados.