Vereadores de Mandaguari participam de evento na UEL sobre gestão de resíduos

O BRT é um sistema de sistema de coleta, reciclagem e venda de resíduos têxteis provenientes de indústria e de residências (pós-consumo).

  • Nesta terça-feira (04) a Câmara de Vereadores de Mandaguari marcou presença no Seminário de Pesquisa em Resíduos no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    Claudete Velasco (PSC), Luiz Carlos Garcia (Cidadania), Marcio Cledson (Cidadania) e Danilo Sabino – professor Danilo (PDT) conheceram os projetos de pesquisa, ensino e extensão que estão sendo conduzidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos (Ninter), grupo de docentes da UEL que trabalha com a temática dos resíduos e que busca soluções para problemas em cidades. A assessora jurídica presidência da Câmara de Vereadores de Mandaguari, Letícia Carrasco, também esteve presente nas discussões e no debate.

    Os professores apresentaram resultados de pesquisa, como decomposição de plásticos por microrganismos, e ainda projetos que estão buscando soluções com a sociedade civil organizada, como o Banco de Resíduos Têxteis (BRT), realizado em parceria com a cooperativa de catadores de recicláveis Cooper Região. O BRT é um sistema de sistema de coleta, reciclagem e venda de resíduos têxteis provenientes de indústria e de residências (pós-consumo).

    Segundo o professor Cláudio Sampaio, que faz parte do grupo do BRT, foi comprada uma máquina para fazer a fragmentação dos tecidos, que depois é comercializado para indústrias para voltar ao ciclo produtivo como material termo acústico, por exemplo. “Ainda estamos definindo preços de venda, dominando bem o processo, e estamos caminhando bem”, disse.

    Para os vereadores, participar do evento foi uma experiência bastante satisfatória. Segundo Garcia, foi muito bom conhecer projetos socioambientais. “Sou uma pessoa preocupada com a área ambiental e todas as vezes que existe um evento como esse, com muitas informações técnicas, faço questão de participar”, salientou o vereador. “Ainda há materiais que não sabemos qual a destinação certa, como o isopor, espuma e capas de sofá. A gente veio atrás desse conhecimento, mas ainda não há uma solução”, explicou.

    O edil Danilo destacou a possibilidade de parcerias com o Ninter como um ponto forte do evento. “Eles têm muitas ideias e proposições, justamente pelo fato de realizarem pesquisa no campo ambiental e social com as cooperativas. Isso pode nos ajudar a elaborar projetos para Mandaguari”, destacou.

    A vereadora Claudete o aprendizado foi grande. “Muitas vezes a gente acha que conhece o assunto, mas sabe muito pouco. Isso tudo que a gente tá aprendendo, é política pública que nós podemos levar para Mandaguari”, afirmou. “Precisamos de mudanças na área ambiental. Como vai ser o nosso futuro, dos nossos filhos e netos, com esse cenário que vivemos?”, questionou.

    O edil Márcio pretende levar várias proposições debatidas no evento para Mandaguari.  “Eu ganhei o dia. Extremamente inteligente as propostas. Tanto é que pretendo leva-las à secretaria de Educação para trabalhar a conscientização dos alunos. Não adianta a gente mexer dentro de casa, se a gente não tem uma cultura e um aprendizado dentro da escola”, detalhou. Para ele, Mandaguari faz um trabalho importante na reciclagem, mas o debate com membros da UEL, vereadores de outras cidades, catadores e demais segmentos da sociedade civil organizada, é crucial para aperfeiçoar o sistema. “Hoje foi uma aula. Precisamos conversar também com a secretaria de Meio Ambiente de Mandaguari para vermos o que podemos levar para nossa cidade”, concluiu.

    Foto: Pref. Mandaguari

    Comentários estão fechados.