Estudantes desenvolveram projeto para tocar positivamente a vida de pessoas em toda cidade
O tema do Projeto de Intervenção Social (PIS) dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Maringá é “Tente, invente, faça a sua vida diferente”.
Eles gravaram mensagens com dicas de boas ações, de atitudes positivas e sugestões simples para melhorar um dia que não esteja sendo tão bom assim. Para que essas mensagens chegassem à população, as crianças fizeram cartazes, com QR codes que dão acesso aos áudios e os espalharam por lugares de grande circulação em Maringá. Para ouvir, basta apontar o celular para o código, que direciona para a mensagem gravada por um dos alunos.
De acordo com a professora da turma, Francieli Maria Javorsky Dal Evedove, do Colégio Marista de Maringá, o projeto dos estudantes já recebeu cerca de 200 mensagens de pessoas da cidade, todas muito positivas. “São respostas anônimas e que agradecem a iniciativa e comentam como a mensagem, na voz de uma criança, impactou de forma benéfica o seu dia”, explica. Está sendo uma experiência muito enriquecedora para todos, afirma a professora.
Os cartazes, feitos pelas crianças, foram colocados em locais estratégicos, de maior circulação de pessoas, como postos de saúde, pontos de ônibus, lanchonetes, clínicas, bancos, entre outros. Além do aprendizado pedagógico do projeto, os alunos estão tendo a experiência de apoiar e incentivar uns aos outros.
“Eles estão vendo na prática como as palavras têm poder. Como é possível apoiar e incentivar quem está perto e também quem nem conhecemos, por meio de ações que têm longo alcance e impacto significativo”, comenta Francieli.
Os alunos também contaram com o apoio de diversos colaboradores da escola para fazer com que o projeto acontecesse, desde a gravação das mensagens, até a criação de QR codes, por exemplo. “Além de interdisciplinar, está sendo um projeto muito cooperativo”, complementa a professora.
Projeto interdisciplinar
O Projeto de Intervenção Social (PIS) é realizado por todas as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais do colégio. O tema é sempre escolhido pela turma e pode ser qualquer assunto que interesse às crianças. Após a escolha, o projeto é estudado em todas as aulas de forma interdisciplinar, mostrando que todo aprendizado teórico têm uma aplicação prática.
Ao fim do PIS, a turma deve realizar um ato concreto que envolva a comunidade, como forma de atuação e protagonismo social, independentemente da idade.
Foto: reprodução/marista
Comentários estão fechados.