A geração z no mercado de trabalho

  • A live do “Papo de Carreira” desta terça-feira (23) recebeu a professora Denise Revelk.

    Mestra em administração estratégica pela PUCPR, especialista em marketing, publicidade, comunicação organizacional e recursos humanos, Revelk comentou sobre os desafios do mercado de trabalho para a geração z.

    Clique AQUI para assistir a live na íntegra.

    A faixa-etária de jovens adultos entre 20 a 25 anos, aproximadamente, possui menos resistência a frustrações, em diversas áreas da vida. E o mercado de trabalho não deixa de ser uma delas. Revelk explica como jovens e futuros colaboradores e os líderes podem entender e lidar melhor com tais características dessa geração no mercado de trabalho.

    Cerca de 30% desse público está desempregado atualmente, segundo a Revelk. Isso porque, a geração z desiste muito facilmente de tarefas e empregos. De acordo com ela, essa geração faz parte e está acostumada e inserida em uma realidade de consumo muito rápido, com informações e entretenimento muito rápidos.

    Ou seja, a geração z possui um estilo de vida “fast food”, como ressalta Denise, muito rápido e superficial.

    Ela pontua que esse público perdeu a capacidade e aprender com profundidade, e necessita exercitar e aprofundar a resiliência, tanto no mercado de trabalho quanto em outras áreas da vida, e as suas próprias competências.

    A professora também afirma que a geração z necessita se capacitar, tanto tecnicamente quanto no comportamento, para entrar e se manter no mercado de trabalho.

    Revelk diz que, por outro lado, as empresas devem entender características desses jovens adultos, para construírem boas relações e ambientes de trabalho. Por exemplo: a necessidade que a geração z possui de receber feedbacks constantes e terem um propósito em suas atividades.

    Imagem: freepik

    Comentários estão fechados.