Recenseadora registra b.o contra morador por desacato, importunação sexual e ameaça

O homem ofendeu a funcionária, reclamou das perguntas, e fez comentários grosseiros sobre a questão de gênero do questionário. 

  • Uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi ofendida por um morador enquanto realizava seu trabalho de pesquisa para o Censo Demográfico 2022.

    A vítima registrou um boletim de ocorrência por importunação sexual, ameaça e desacato ao funcionário público em serviço, na cidade de Ponta Grossa.

    Segundo a reportagem da RPC local de Ponta Grossa, o homem a ofendeu, reclamou das perguntas, e fez comentários grosseiros sobre a questão de gênero do questionário.

    “[O morador] reclamava do Censo, do IBGE, das perguntas, que as perguntas eram ridículas, que não existia motivo de eu estar ali. De que meu trabalho não fazia sentido nenhum porque aquilo não servia para nada. Me senti como pessoa um lixo e tudo que eu falava ele falava que eu era burra, que eu que deveria saber a resposta, que eu não estava vendo que ali a resposta era óbvia”, disse ela a RPC Ponta Grossa.

    Os recenseadores devem fazer todas as perguntas do questionário, que é o mesmo para todas as regiões do Brasil, e não podem supor nenhuma resposta para as perguntas, por mais que pareçam óbvias. São os moradores que precisam fornecer todas as informações.

    A mesma legislação que garante o sigilo das informações dos participantes na pesquisa do IBGE, prevê a obrigatoriedade dos moradores em responder o questionário.

    Com informações do G1 / Imagem ilustrativa: Agência Brasil 

    Comentários estão fechados.