Apenas 15% dos profissionais de engenharia no Paraná são mulheres

Compartilhar

No Paraná, segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR), as mulheres representam apenas 15% dos profissionais com registro na área de Engenharia.

Entretanto, algumas empresas estão trabalhando firme para mudar esta realidade, como é o caso da Votorantim Cimentos.

Do total de profissionais registrados como engenheiros na empresa no Brasil, 26,6% são mulheres que atuam em fábricas e escritórios corporativos, incluindo no Paraná.  E isso não é por acaso. A Votorantim definiu como meta a equidade em suas operações e busca, até 2030, ter 30% das mulheres ocupando posições de liderança em seu quadro de empregados.

Nos últimos três anos, de 2019 a 2021, a empresa dobrou o número de mulheres atuando como engenheiras e, algumas delas, são responsáveis por garantir o funcionamento da maior fábrica de cimento da América Latina, em Rio Branco do Sul (PR).

Vanessa Von Kruger / Imagem: divulgação

Como é o caso da Vanessa Von Kruger, de 29 anos que é engenheira eletricista. Ela viu seu pai atuar como profissional da área elétrica na mesma empresa há 31 anos e se apaixonou pela área.

Percebendo que poderia ter as mesmas oportunidades que seu pai, começou a cursar engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e iniciou seu plano de carreira na empresa em 2016, como estagiária. Após passar pelas áreas de gestão e planejamento de manutenção, foi promovida a Engenheira de Confiabilidade.

“Eu entrei em busca de uma oportunidade, pois me encantei com o ambiente de trabalho e consegui essa chance. Quando iniciei meu estágio eu era tímida, mas hoje consigo me posicionar melhor, falar de igual para igual. A empresa me dá esse suporte, pois acredita na gente (mulheres)”, afirma Vanessa.

O desejo da Vanessa de ter mais mulheres atuando na profissão está se tornando realidade. Como uma ação para comprimento dos seu compromisso em igualdade de gênero de longo prazo, a Votorantim Cimentos busca mais histórias como essa e realiza a formação de outras profissionais por meio do seu Programa de Engenheiras de Confiabilidade.

A formação possui duração de 18 meses e as profissionais podem ter a oportunidade de atuar como engenheiras de confiabilidade em unidades da Votorantim Cimentos, como em Rio Branco do Sul. As participantes passam por etapas como formação técnica, desenvolvimento de competências comportamentais e participam de grupos de conversas sobre temas relacionados aos desafios de mulheres atuando em uma área historicamente de predominância masculina.

Maria Mello / Imagem: Divulgação

Como é o caso da Maria Mello, engenheira de 25 anos, participante do programa na unidade paranaense. Nascida no Maranhão, se apaixonou pela profissão aos 15 ao ouvir uma engenheira de uma empresa aeroespacial mostrar onde uma jovem sonhadora é capaz de chegar.

Desde então, Maria decidiu que sua profissão seria a Engenharia e, mesmo sabendo das dificuldades da área, mudou-se para a Bahia em busca das raras oportunidades.

Em dezembro de 2021, já formada, Maria inscreveu-se no Programa de Engenheiras de Confiabilidade da Votorantim Cimentos, foi aprovada e se mudou para o Paraná.

Hoje, ela trabalha como engenheira de confiabilidade e, diariamente, analisa e prevê falhas nos equipamentos, sendo uma colaboradora crucial no funcionamento da fábrica em Rio Branco do Sul. “Vivo dentro da maior fábrica cimenteira da América Latina. É uma oportunidade ímpar para mim”, disse Maria.

Além disso, Maria também destaca a diferença na cultura da fábrica em relação as experiências anteriores. “A Votorantim Cimentos está bem à frente na questão de cultura e olha para todos de forma igual, ela incentiva essa igualdade. As mulheres têm um projeto de liderança sem olhar de julgamento; pelo contrário, as pessoas dão parabéns e ajudam”. E ela não para por aí. Motivada pelas oportunidades diárias, visa voar ainda mais alto. “Eu gostaria muito de ser a nirvana de alguém. Que uma menina de 14 anos siga meus passos, que eu seja o sonho de alguém, assim como alguém foi para mim na adolescência”, afirma Maria.

“Com o programa para formação de engenheiras de confiabilidade pretendemos fortalecer o pilar de gênero em nossas operações por meio de ações que gerem a presença, a participação e o desenvolvimento de mulheres. Essa é uma forma de criarmos oportunidades específicas para desenvolvermos futuras líderes do sexo feminino em nossas fábricas”, afirma a gerente geral de Desenvolvimento Organizacional Global da Votorantim Cimentos, Thatiana Soto Riva.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas