Projeto ‘Moeda Verde’ será lançado neste sábado, 25, em Maringá

A Prefeitura de Maringá lança neste sábado, 25, às 9h, o projeto ′Moeda Verde′. A iniciativa, que faz parte do Programa Lixo Zero, vai promover a troca de materiais recicláveis ou óleo de cozinha usado por alimentos da agricultura familiar. O ′Moeda Verde′ será lançado em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu (Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, nº 5.328).

Além da preservação do meio ambiente, a ação promove a alimentação saudável e gera renda para diversas famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem e agricultura. No projeto, a comunidade poderá trocar os itens por hortifrutis adquiridos da agricultura familiar. Cada 1 kg de recicláveis ou um litro de óleo usado vale 1 kg de alimentos.

Neste sábado, a população poderá realizar a troca até às 13h. Cada pessoa poderá trocar até 2 kg de recicláveis ou dois litros de óleo usado e levará os alimentos em ecobags, tudo de maneira sustentável. Os materiais recolhidos são destinados para as cooperativas do município. O projeto ocorrerá uma vez por mês em bairros da cidade.

As ações fazem parte do Programa Lixo Zero, uma iniciativa da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb). Com cinco grandes ações que envolvem toda a comunidade, a ação pretende aumentar o número de materiais recicláveis e melhorar o reaproveitamento dos resíduos na cidade. Maringá recicla 7% do total de lixo coletado, acima da média nacional que é de aproximadamente 2%. A meta é chegar a 30% de material reciclável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.