Farmácia de Apucarana ganha permissão judicial para vender medicamentos à base da cannabis

A empresa pediu à justiça a permissão, visto que na resolução de 2019 d Anvisa, que permite essa comercialização nas farmácias sob prescrição médica, não abrange farmácias de manipulação.

  • A Justiça Federal autorizou uma farmácia de manipulação da cidade de Apucarana a comprar ou importar “cannabis sativa”, conhecida como “maconha medicinal”, a granel, em sua forma vegetal ou industrializada, para manipulação e venda de medicamentos para seres humanos à base de cannabis.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permite a venda de produtos à base de cannabis sativa, sob prescrição médica, em farmácias brasileiras desde dezembro de 2019. Porém, a  Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019 não inclui farmácias de manipulação.

    Por conta disso há seis meses, a empresa em questão, pediu autorização à justiça para realizar a comercialização de medicamentos à base da cannabis, e na quarta-feira passada (15), recebeu a permissão de venda. Esta farmácia é a primeira empresa do ramo de manipulação de fármacos a receber a autorização.

    Quais tratamentos utilizam medicamentos à base de maconha?

    O primeiro medicamento à base de cannabis que foi autorizado pela Anvisa a ser fabricado e comercializado no Brasil, chama-se Canabidiol Prati-Donaduzzi.

    Tratamentos para diversas doenças podem ser feitos com esse medicamento:

    • Doença de Chron
    • Mal de Parkinson
    • Epilepsia
    • Esquizofrenia
    • Ansiedade

    Dores físicas como enxaqueca e cólicas menstruais também podem ser tratadas com o medicamento, mas para isso o tratamento deve ser prescrito pelo médico.

    Comentários estão fechados.