Ex-secretário de Saúde de Maringá questiona ausência de um novo titular para a pasta

O médico e especialista em gestão, Marcelo Puzzi, explica que a Saúde é uma área bastante complexa. Quem é secretário deve entender as rotinas da saúde – de forma técnica e política.

  • O ex-secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, disse nesta sexta-feira, 3, em live no Instagram do Maringá Post que a cidade precisa de um novo nome para comandar a pasta.

    No final de fevereiro, Puzzi deixou a Secretaria. Desde então, a cadeira vem sendo ocupada interinamente pelo jornalista Clóvis Augusto de Mello, que é titular da Secretaria de Gestão de Pessoas.

    Para Puzzi, Mello tem respondido de maneira adequada às demandas da Saúde, mas lhe falta a capacitação técnica e o conhecimento necessário da área.

    Na opinião dele, como o planejamento da Secretaria de Saúde para 2022 já estava feito, a cidade ainda não tem sofrido com problemas da ausência de um especialista no comando da pasta. Mas é fundamental que o prefeito Ulisses Maia escolha um sucessor para o cargo. “A secretaria precisa de um secretário que domine a gestão da Saúde”.

    Puzzi explica que a Saúde é uma área bastante complexa. E, além de conhecimentos específicos, a gestão tem peculiaridades. Quem é secretário deve entender as rotinas da saúde – de forma técnica e política – no município, passando pelo Estado, até chegar à União, segundo ele.

    Outro ponto é a necessidade de ter um titular com autoridade na área para comandar profissionais que sabem mais das especificidades da Saúde do que alguém com formação noutra área.

    Apesar dos questionamentos feitos por Puzzi, não há nos bastidores políticos movimentação para nomeação de um novo titular para a Saúde.

    Comentários estão fechados.