Prefeitura de Maringá inicia resgate de gatos no Parque Itaipu

Os animais foram encaminhados para avaliação veterinária e depois serão disponibilizados para adoção.

  • Equipes da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal recolheram nesta terça-feira, 17, um total de 17 gatos que estavam em uma casa no Jardim Itaipu. O imóvel tinha cerca de 30 animais, mas alguns já foram adotados. Com exceção dos filhotes, os demais gatos foram encaminhados para o programa gratuito de castração do município. Os animais ficavam soltos pela vizinhança, o que não permitiu o resgate de todos ao mesmo tempo. As equipes vão retornar nos próximos dias na casa para tentar recolher os outros gatos.

    Após atendimento veterinário e castração nas clínicas conveniadas ao município, os animais serão encaminhados para lares solidários por meio do projeto PetLar Solidário. Além disso, a secretaria vai organizar uma feira de adoção para que os gatos que ainda não foram adotados possam encontrar um novo lar.

    A ação de resgate e castração começou após pedidos da própria família da tutora e de vizinhos, por meio da Ouvidoria Municipal. Na casa, a moradora começou com três gatinhos. Sem o controle por meio da castração, o número de animais aumentou e chegou a quase 30. A tutora morreu recentemente e os vizinhos e a própria filha dela solicitaram apoio da secretaria para que os animais fossem resgatados.

    Castrações
    Em Maringá, desde 2017, com o início do projeto de castração gratuita da gestão municipal, a cidade já realizou quase 27 mil procedimentos. Desde então, também foram realizadas cerca de 130 feiras de adoção e 1.235 animais conseguiram um novo lar.

    Comentários estão fechados.