Brasil tem recorde de abertura de Micro e Pequenas Empresas

Foram quatro milhões de novos empreendedores desde 2021. Em Maringá tivemos o registro de 5681 novos MEIs.

  • Desde 2021 o número de registros de MEI tem crescido

     

    Um último levantamento, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), surpreendeu com o número de novos registros de microempreendedores individuais (MEI). Foram quatro milhões de novos empreendedores desde 2021.

    Em Maringá tivemos o registro de 5681 novos MEIs, segundo o consultor do Sebrae Paraná, Luciano do Marco Campos. Para ele, a pandemia contribuiu com esse aumento, já que a alta taxa de desemprego, fez surgir um movimento chamado Empreendedorismo por Necessidade, quando o empreendedor não consegue se recolocar no mercado e acaba empreendendo para conseguir uma fonte de renda.

    Ele salienta a importância do registro MEI, para pequenos empreendedores, pois são diversos os benefícios, tais como: o baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos, sendo comércio e indústria: R$ 61,60 (INSS + ICMS). Empresas que atuam com serviços: R$ 65,60 (INSS + ISS); Emissão de nota fiscal, direitos previdenciários, apoio técnico do Sebrae.

    Para se registrar basta buscar a Sala do Empreendedor do seu município ou fazer pelo site do Governo https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei. Tanto a sala do empreendedor quanto no site não haverá custos para abertura, somente taxas e impostos mensais. Cuidado com sites não oficiais.

    O Sebrae ajuda na abertura e na orientação do planejamento da ideia do negócio, na gestão da empresa e entre outras questões que envolvam a gestão do negócio.

    Comentários estão fechados.