A Delegacia da Receita Federal em Maringá finalizou nesta semana a contagem de mercadorias estrangeiras apreendidas no fim do mês passado. A apreensão de R$ 1,5 milhão – maior volume encontrado em um só veículo – aconteceu a partir de informações colhidas pelo setor de inteligência do órgão, que identificou e localizou, na madrugada do dia 30/09, um ônibus de turismo que levava 16 passageiros da região de Medianeira para a capital do estado de São Paulo. Após acompanhar o veículo, os servidores efetuaram a abordagem junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual em Floresta.
Durante a vistoria foi encontrada grande quantidade de volumes de mercadorias estrangeiras no bagageiro inferior do veículo. Parte dos volumes estavam identificados com o nome dos passageiros e outra parte era transportada sem identificação. Não havia autorização da ANTT para realizar a viagem, não havia lista de passageiros nem documentação fiscal, indicando tratar-se de mercadorias descaminhadas ou contrabandeadas.
Entre as mercadorias estavam eletrônicos, artigos de informática, smartphones, cigarros eletrônicos, perfumes, vinhos, relógios, óculos, brinquedos e outros.
Em função do horário avançado e das condições inadequadas do local para os procedimentos necessários, a fiscalização optou em conduzir o veículo com as mercadorias para o Depósito da Receita Federal em Maringá, onde, na presença do motorista, o ônibus foi retido e lacrado para verificação posterior. Os passageiros, após identificação, foram liberados.
Os procedimentos de deslacração, contagem, valoração e lavratura dos autos de infração foram efetuados durante toda a semana passada e estão sendo concluídos nesta quarta, chegando a um total de mercadorias apreendidas no valor de R$ 1.561.110,38, maior apreensão realizada neste ano, num só veículo.
As mercadorias permanecem apreendidas no barracão da Receita em Maringá.
Comentários estão fechados.