UEM é apontada como a melhor universidade estadual do Paraná, segundo consultoria britânica

  • Levantamento divulgado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) a QS Latin America University Rankings 2022 aponta que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a melhor universidade estadual do Paraná. O ranking qualifica a universidade como a segunda melhor do Estado e a 96ª melhor instituição de ensino superior da América Latina – embora a posição no continente seja a mesma do ano anterior, desta vez há oito novas universidades.

    Os dados são referentes a 418 universidades públicas e privadas latino-americanas relativos a 2019 e foram divulgados nesta quarta-feira (25). O QS avalia: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; proporção docente/estudante; quantidade de professores doutores; rede de pesquisa internacional; citações de artigos científicos; publicações de docentes; e impacto on-line.

    Segundo o professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da UEM, a melhora foi em citações das publicações, proporção de doutores em relação ao total de professores e impacto web, um indicador do impacto da divulgação científica pelos pesquisadores da UEM. “Também é importante destacar que a UEM apresenta boas notas em relação à quantidade de artigos publicados”.

    A UEM é a sexta melhor universidade estadual do Brasil, de acordo com o Ministério da Educação, e um dos maiores patrimônios do Paraná. É a segunda instituição de pesquisa do Paraná com mais artigos publicados e tem oito pesquisadores entre os cientistas mais influentes do mundo.

    Comentários estão fechados.