Oi pessoal, tudo bem?

O melasma atinge milhões de pessoas, principalmente nós, mulheres. Por isso, decidi compartilhar o tratamento que fez meu melasma sumir.

Mas afinal de contas, o que é o melasma?

De maneira simples, o melasma é caracterizado por manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas também podem aparecer em outras áreas do corpo (colo, mãos e braços), inclusive nos homens.

Cientificamente, está ligado a possíveis desequilíbrios hormonais como a progesterona e o estrogênio. Por isso, é muito comum que as manchas apareçam durante o período de gestação, com o uso de anticoncepcionais, exposição ao sol e até mesmo traumas emocionais como o estresse.

Tratamento ortomolecular – vegano

O tratamento que eu fiz é ortomolecular, ou seja, faz a reposição dos minerais da pele, que têm um papel fundamental no organismo, regulando nossas reações enzimáticas e por isso, são muito utilizados nos tratamentos estéticos e na saúde.

A base da ortomolecular é suprir o organismo com quantidades de vitaminas e minerais para que ele funcione perfeitamente. A minha esteticista Juliana Albuquerque, é totalmente ligada com tratamentos veganos e explicou de maneira bem simples, como funciona esse tratamento.

 “A minha primeira preocupação é tratar o início das manchas – Quando surgiu? O que causou? Existe algo que está agredindo essa pele? Muitas vezes, o próprio estresse do dia a dia, faz com que a nossa pele sofra uma agressão emocional interna. O tratamento ortomolecular que eu realizo na Cris, é vegano, porque eu não utilizo nada de origem animal. Basicamente, o uso dos minerais e nutrientes deixam as células nutridas e recuperadas”.

Muito legal né? Mesmo usando protetor solar todos os dias, também fui “vítima” dessas indesejadas manchinhas, RS. Separei o antes e depois pra vocês verem:

Incrível né? Estou encantada com todo o tratamento! E pra vocês terem uma ideia melhor de como funciona, também tem vídeo no canal. 😉 Vale a pena assitir, porque a Ju (minha esteticista), explicou mais uma vez como funciona todo esse processo dos nutrientes no nosso organismo.

Prevenção:

A dica é simples! Use o protetor solar diariamente!  

É indispensável para todas as pessoas, mas se você tem tendência para o melasma (assim como eu), tem que dobrar os cuidados! Como eu fico muito exposta ao sol, tento sempre proteger o rosto e aplico o protetor solar pelo menos duas vezes por dia.

Alimentos naturais para a prevenção:

Para completar as dicas de hoje, vocês sabiam que existem muitos alimentos que podem ajudar na prevenção do melasma? Separei alguns que funcionam naturalmente e tenho certeza que você deve ter em casa, ou melhor, na sua geladeira. 😉

Cenouras: as cenouras possuem beta-caroteno, que é um antioxidante com função de proteger a pele do dano solar e age com a reparação das células.

Tomates: contem um antioxidante conhecido como licopeno que naturalmente ajuda a proteger sua pele do sol. Na realidade, qualquer vegetal vermelho pode atuar como um protetor solar natural – Mas é claro, o uso do protetor solar é indispensável!

Batatas doces: como a cenoura, a batata doce também é rica em beta-caroteno e consumi-las também pode prevenir o melasma. Uma ótima opção para aderir ao seu cardápio do dia a dia. 😉

Quem me acompanha no Insta @crispinzan, sabe que sempre tento manter uma dieta saudável. A Nanda (minha irmã) me ajuda muiiito com isso. Sempre que posso, consumo todas essas verduras.

E aí, gostaram?

Tem alguma dica diferente? Conta pra mim no Instagram @crispinzan.

Beijo e até a próxima!!

 

Cris Pinzan
Cristiane Pinzan é com content creator na sua empresa de comunicação. Possui formação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Organizacional. No ambiente digital, produz conteúdos para empresas e na sua rede social, compartilha a rotina, experiência e ama a troca com os seguidores.