Oi pessoal, tudo certo por aí?

Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo, já ficou mais do que comprovado que o Instagram é uma das Redes Sociais que mais gera oportunidades para os negócios né? E como muitos de vocês já sabem, uma das minhas principais ferramentas de trabalho hoje em dia, é o Instagram. Por isso, hoje vou explicar como analisar as métricas da plataforma. Clique aqui para conferir esse conteúdo em vídeo.

 

Instagram Analytics – analisando suas métricas Link da ferramenta gratuita que expliquei na live 👇👇https://instagram.rockcontent.com/directory

Posted by Cris Pinzan on Wednesday, July 10, 2019

Live: Instagram Analyticsanalisando as suas métricas na prática

Vale lembrar que acompanhar os dados do perfil da sua empresa é uma das práticas mais valiosas pro seu negócio. Só assim é possível entender o que está dando certo ou não, como por exemplo, quais são os conteúdos que seu público mais gosta, qual é o melhor horário para publicações e por aí vai…

O primeiro passo para analisar as métricas do Instagram Insights é ter uma conta comercial. Para criar ela é bem simples: basta acessar seu perfil, ir até configurações – conta e mudar seu perfil para uma conta comercial. Depois e só preencher algumas informações e começar a usar 😉

Para acessar o Instagram Insights é só clicar no ícone de gráfico no canto superior direito do seu app: 

Depois, vocês podem visualizar as informações gerais sobre a sua conta. Por isso, vamos entender como funciona cada uma delas:

Impressões: é o número de vezes que todas as suas publicações foram vistas, ou seja, toda vez que algum usuário viu a sua publicação. Vale lembrar que a mesma publicação pode ser vista mais de uma vez pelo mesmo usuário.

Alcance: número de contas únicas que viram qualquer uma das suas publicações. Se o seu número de alcance estiver positivo em relação ao número de impressões, é um bom sinal, pois significa que o seu conteúdo alcançou pessoas diferentes, ao invés de mostrar o mesmo post para os mesmos usuários.

Visitas ao perfil: número de vezes que seu perfil foi visualizado. Essa é simples né? O legal é que o Instagram te dá o número exato de visitas que seu perfil recebeu nos últimos dias 7 dias.  A pergunta que deve ser feita em relação a esse número é: o que fez e como fez para ter alavancado as visitas ao perfil? E a melhor, que conteúdo produzir para que esse número continue aumentando?

No meu caso, quanto mais publicações eu faço durante a semana, mais visitas o meu perfil recebe. E quanto mais visitas ele recebe, mais interação com os usuários eu tenho 😉 Uma dica valiosa é sempre deixar feed bonito.

Cliques no site: quantidade de cliques em seu site do perfil. Isso pode variar se o seu perfil contém um site fixo na BIO ou se você troca os links conforme gera conteúdo. Uma maneira legal de aumentar os cliques, é criar publicações com legendas que direcionem os seguidores para o link da sua BIO.

Por exemplo, na publicação abaixo, eu convidei meus seguidores para irem assistir o vídeo do meu canal no Youtube por meio do link disponível na minha BIO.

Cliques para e-mail: número de cliques para enviar um e-mail pra sua empresa. Essa ferramenta é muito usada pelas empresas que queiram te contratar ou fazer um contato. Essa métrica pode variar muito de acordo com o segmento de cada perfil.

Depois desses dados, fica muito fácil entender as métricas do Instagram e gerar conteúdos não é mesmo?

A minha dica é acompanhar os dados semanalmente para que vocês consigam aumentar o número de interações cada vez mais. Dentro do Instagram Insights também dá para visualizar quais os melhores dias e horários que seu público está presente no Instagram.

Agora é só estudar quais as melhores estratégias para o seu perfil ou de sua empresa e aproveitar as oportunidades que essa Rede Social nos traz!

Ainda tem alguma dúvida? Mande um direct no meu Instagram @crispinzan que eu vou amar responder vocês!!

Beijo e até semana que vem!!

Cris Pinzan
Cristiane Pinzan é com content creator na sua empresa de comunicação. Possui formação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Organizacional. No ambiente digital, produz conteúdos para empresas e na sua rede social, compartilha a rotina, experiência e ama a troca com os seguidores.