Oi pessoal, tudo bem com vocês?

No vídeo do canal dessa semana, eu dei dicas sobre como falar em público:

Agora que você já está por dentro do assunto, vamos aprender sobre um dos pontos mais importantes de uma boa oratória, a RESPIRAÇÃO.

Se você sente falta de ar na hora da fala, com certeza precisa melhorar a sua respiração. Na realidade, nós precisamos de técnicas de respiração em várias atividades do dia a dia, como por exemplo, falar em reuniões de trabalho, fazer exercícios físicos ou até mesmo se acalmar.

Por isso, vou mostrar pra vocês 3 dicas, que me ajudam muito! Mas lembre-se, tudo requer aprendizagem, dedicação e prática.

  1. Treine seu diafragma:

O diafragma é o músculo responsável pela respiração e você precisa treiná-lo. Inspire lentamente e respire. Repita esses exercícios quantas vezes for preciso.

  1. Estude seu discurso:

Estude seu material. É muito importante ter propriedade dos assuntos que vão ser tratados. Não se esqueça das pausas entre as frases. Quando tenho materiais de apoio, eu sempre leio em voz alta. Isso me ajuda muito a prestar atenção na forma, entonação e frequência da minha respiração e fala.

  1. Faça exercícios:

É sério! Quem me acompanha no Instagram @crispinzan sabe que procuro sempre um tempo, mesmo na correria das viagens e tudo, para fazer exercícios físicos. E confiem em mim, isso faz muita diferença na nossa oratória. Quando caminhamos ou fazemos corridas leves, nosso pulmão também se exercita e abre mais espaço para entrada de ar.

Coloquem os exercícios em prática e me contem o que acharam!

Beijos e até semana que vem!

Cris Pinzan
Cristiane Pinzan é com content creator na sua empresa de comunicação. Possui formação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Organizacional. No ambiente digital, produz conteúdos para empresas e na sua rede social, compartilha a rotina, experiência e ama a troca com os seguidores.