Oi pessoal, tudo bem com vocês?

O vídeo do meu canal no Youtube dessa semana fala sobre a importância de ser grato e praticar a gratidão. Sempre recebo mensagens de vocês nas redes sociais, me perguntando sobre esse assunto. Até porque eu sempre comento no insta né?!

A prática da gratidão transformou minha vida. Por isso fico super feliz em compartilhar mais desse assunto com vocês. Para introduzir, se você ainda não assistiu, vale a pena conferir o vídeo que eu gravei com a Coach Andressa Piornedo sobre o assunto:

Agora que vocês já estão inspirados, vou explicar a diferença entre ser GRATO e praticar a GRATIDÃO.

No dicionário, as palavras “grato” e “gratidão” possuem quase o mesmo significado: ato de expressar e demonstrar agradecimentos; Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido. Mas na vida, há uma grande diferença entre ser grato e praticar a gratidão.

Ser grato é agradecer por algo específico, por exemplo, conseguiu um emprego novo e ficou grato por isso. Mas praticar a gratidão é expressar o quanto é grato pelas coisas da vida, TODOS OS DIAS. Vocês precisam se esforçar, mas quando percebem a quantidade de motivos que possuem para agradecer, os problemas e as dificuldades da vida ficam muito menores e parece não ter mais tanta importância.

Vamos praticar? Hoje eu gostaria que vocês realizassem uma espécie de “Diário da gratidão”. O que é isso Cris? Com muito carinho, preparei um arquivo para listarem 40 motivos de gratidão. Parece difícil, mas confiem em mim, vão se surpreender com o resultado.

Plano da GRATIDÃO

Para facilitar o processo, vou citar 5 exemplos que estão na minha lista de agradecimentos:

  • Sou grata pela minha vida.
  • Sou grata pela minha saúde.
  • Sou grata por ter acordado bem hoje.
  • Sou grata pelas oportunidades que podem se abrir.
  • Sou grata pelo meu café da manhã saudável, que faz bem ao meu corpo…

E por aí vai! Viram como não é difícil? Depois de preencher os 40 motivos de gratidão, vocês podem separar um horário do dia para reler e até mesmo criar novos motivos de gratidão, que vão completando sua lista.

No começo é normal que haja um “estranhamento”, mas depois, eu tenho certeza que vão amar essa experiência de vida. Vou citar mais um exemplo:

“Você acordou de manhã e foi trabalhar com seu carro. No meio do caminho, o pneu furou e seu dia já começou ruim”. Qual seria a sua primeira reação? Reclamar não é mesmo?

Agora pense no exercício de gratidão. E porque não, ao invés de reclamar pelo pneu do carro ter furado, agradecer por ter um carro? Quantas pessoas gostariam de ir trabalhar com seu próprio carro e não podem porque não tem nenhum? Ou até mesmo pensar que esse atraso causado pelo pneu, pode ter te livrado de algo pior, como um acidente…

O que eu quero que entendam: nossos pensamentos movem nossa vida e nossas atitudes. Quanto mais agradecemos, mais graças recebemos. A Oprah Winfrey possui uma frase muito conhecida que diz:

“Seja agradecido pelo que você tem e acabará tendo mais.
Se você se concentrar no que você não tem, nunca terá o suficiente.”

Muito bacana não é mesmo? Espero que tenham aproveitado o conteúdo dessa semana. Gratidão por vocês que me acompanham toda semana nas redes sociais e aqui no blog. Hehe

Beijo grande e até semana que vem!

 

 

Cris Pinzan
Cristiane Pinzan é com content creator na sua empresa de comunicação. Possui formação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Organizacional. No ambiente digital, produz conteúdos para empresas e na sua rede social, compartilha a rotina, experiência e ama a troca com os seguidores.