Mundialmente conhecido, o Outubro Rosa é um movimento popular que simboliza a luta contra o câncer de mama. Essa ação começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Logo depois, o movimento começou a ganhar força em outros lugares do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano. No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada a essa enfermidade continua elevada, provavelmente porque, apesar da disseminação de informações preventivas, ainda é uma doença diagnosticada em estágios avançados. “Os exames de prevenção são fundamentais, pois, quando descoberto precocemente, esse tipo de câncer tem cura”, alerta Gilze.

Você mulher, que é minha leitora, já sabe como fazer o auto exame? Jamais deixe de fazer por falta de informação, pois a prevenção é o melhor remédio. Confira as dicas abaixo:

Fique atenta, pois o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Não perca tempo e faça o autoexame! Em seguida, realize a mamografia conforme indicação médica, pois com ela, é possível ter a certeza do seu atual estado de saúde! Não se esqueça de me seguir no meu Instagram: @crispinzan

 

Já viu a matéria sobre Vitamina C da semana passada? Clica aqui e vai lá conferir!

Vitamina C: saiba como utilizar para tratar a sua pele

COMPARTILHAR
Cris Pinzan
Sou jornalista, apresentadora e digital influencer. Tenho 27 anos e nasci em Cianorte/PR. Nas redes sociais, gosto de compartilhar minha rotina e minha realidade, e por lá, muitas seguidoras já viraram amigas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here