Hoje, sexta feira 13, comemoramos o Dia Mundial do Rock, que mesmo sendo considerado mundial, é comemorado apenas no Brasil, por conta de uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990. Os americanos, preferem celebrar a data no dia 09 de julho.

Essa data surgiu porque neste dia, em 1985, ocorreu o festival Live Aid, megaevento que aconteceu em Londres e na Filadélfia. E foi onde Phill Collins, da banda Genesis, declarou aquele como o “Dia do Rock”, quando tocou nos dois shows.

O rock se consolidou ao longo dos anos como um grande movimento cultural e influencia até hoje a maneira como as pessoas se vestem! Existem peças-chave que tornam a identificação com esse movimento mais fácil, e hoje elas são usadas em diversos estilos.

Jaqueta de couro – Elvis Presley e seu estilo rockabilly comandavam os anos 1950. A jaqueta de couro era sua marca registrada, e na maioria das vezes, era usada com camiseta branca.

Terninho – 1960 foi a década da diferenciação estética de diversas bandas, pois ao mesmo tempo que Bob Dylan fazia sucesso vestindo jaqueta de camurça, bota de cowboy e terno, os Beatles aparecem com um visual todo arrumadinho, com ternos e gravatas coloridas!

06 terninho

Calça boca de sino e metalizado – Hoje conhecida como modelagem flare, a boca de sino foi símbolo do rock dos anos 1970, que foi a época dos hippies. Jimmy Hendrix e Janis Joplin foram ícones da década e abusavam desse visual. Os tecidos metalizados, paetês e as ombreiras também foram destaque na década, usados por David Bowie, e seu visual andrógino.

Camiseta de banda – Se popularizaram nos anos 1980 e continuam em alta até hoje. As camisetas de banda foram um ícone fashion da época e era uma forma de homenagear os cantores favoritos!

Camisa xadrez – Maior símbolo do estilo grunge até hoje, a camisa xadrez ganhou força na moda no final dos anos 1980, com Pearl  Jam e Nirvana. Era usada nas sobreposições da década de 90, com jeans detonados e jaqueta de couro, com estilo desleixado. Mas hoje faz parte de todo tipo de produções, da mais casual até a arrumadinha!

Jeans – Era usado em todos esses períodos do rock, provando mais uma vez, que é o tecido mais democrático e atemporal! Vimos o tecido em vários looks aqui em cima!

E ai, qual peça gostam mais? Qual peça você não deixa faltar nos seus looks? Conta pra mim nos comentários!

 

 

COMPARTILHAR
Cris Pinzan
Sou jornalista, apresentadora e digital influencer. Tenho 27 anos e nasci em Cianorte/PR. Nas redes sociais, gosto de compartilhar minha rotina e minha realidade, e por lá, muitas seguidoras já viraram amigas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here