A pessoa certa no lugar certo

Na coluna desta semana, vamos explorar os desafios e estratégias para alcançar essa combinação perfeita: a pessoa certa no lugar certo.

  • Recrutar e fidelizar os melhores talentos é uma tarefa que se torna cada vez mais complexa e importante para o sucesso de uma empresa. O processo de recrutamento não apenas consome recursos significativos, mas também pode determinar o futuro da organização.

    Uma posição não preenchida adequadamente representa perda de produtividade e receita, além de resultar em custos adicionais de recrutamento e treinamento.

    Ao observar o mercado atual e entrar em contato com vários empresários em consultorias, mentorias e em constelações, percebo progressivamente como é essencial para o sucesso organizacional a longo prazo garantir que cada membro da equipe esteja no lugar certo desempenhando um papel que corresponda às suas habilidades e motivações.

    Hoje, vamos explorar os desafios e estratégias para alcançar essa combinação perfeita: a pessoa certa no lugar certo. Continue a leitura!

    O que é ter a “pessoa certa no lugar certo”?

    Você, com toda certeza, já conhece o ditado “Conheça a si mesmo”, atribuído a Sócrates.

    Reflita um pouco sobre a afirmação e você verá como ela ressoa poderosamente no contexto empresarial moderno. A compreensão de nossas próprias personalidades, motivações e estilos de trabalho é o ponto de partida para uma contribuição eficaz dentro da equipe.

    Da mesma forma, o líder de uma equipe, precisa ter uma compreensão profunda dos talentos que a integram, permitindo uma melhor gestão de expectativas e um aproveitamento máximo das habilidades individuais.

    Nesse sentido, é possível a aplicação de ferramentas como testes de personalidade que são muito utilizados e fornecem insights sobre competências, preferências e pontos fortes de cada membro da equipe, esses testes capacitam os gestores a tomar decisões informadas sobre atribuições de tarefas, desenvolvimento profissional e promoções internas.

    Os departamentos de Recursos Humanos enfrentam desafios contínuos no recrutamento, desenvolvimento e fidelização de talentos. Embora o recrutamento de novos talentos seja uma prática estabelecida, garantir que esses talentos sejam colocados nos lugares certos dentro da organização é uma tarefa mais complexa.

    A avaliação de desempenho tradicional, embora valiosa, muitas vezes oferece apenas uma visão parcial do potencial de um colaborador. É aqui que entra a avaliação de desempenho 360 graus e uma visão sistêmica. Ao envolver feedback de colegas, clientes e subordinados, essa abordagem oferece uma visão abrangente das habilidades e impacto de um indivíduo dentro da organização.

    Mais do que focar apenas em habilidades técnicas, as organizações podem se beneficiar ao identificar e cultivar as motivações individuais dos colaboradores. Compreender o que motiva cada pessoa faz com que você, gestor, possa criar verdadeiramente um ambiente de trabalho mais engajador e produtivo.

    Além das ferramentas de avaliação e gestão de desempenho, também é possível implementar estratégias proativas para desenvolver e fidelizar talentos. Programas de treinamento e mentoria são eficazes para aprimorar as habilidades existentes e cultivar novas competências.

    Além disso, oferecer oportunidades de rotação de cargos e promoções internas pode manter os colaboradores engajados e motivados, ao mesmo tempo que preenche lacunas de habilidades e fortalece o conhecimento institucional dentro da organização.

    Em última análise, o sucesso de uma empresa está intrinsecamente ligado à capacidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos e garantir que estejam alinhadas com os objetivos e valores da organização.

    Não poderia deixar de lembrar você, líder, que as vezes também é necessário deixar ir. Existe um colaborador muito bom em sua equipe, mas que não adere a cultura e acaba “pesando o ambiente”?

    Deixe-o livre para partir e sigam caminhos diferentes! Saber o momento certo de demitir um bom profissional também é valorizar as pessoas certar nos lugares certos, já que o talento que não adere a sua cultura pode trazer muitas dores de cabeça futuras.

    A abordagem Talent Advisor proporciona o melhor recrutamento para sua organização

    Identificar talentos vai além de encontrar candidatos com as habilidades técnicas necessárias para o cargo. É também sobre encontrar profissionais com capacidade de adaptação, pensamento crítico e abertura para o mundo ao seu redor.

    Tanto as habilidades técnicas, quanto os valores e o campo energético do talento são essenciais para prosperar em um cargo e apresentar resultados concretos.

    No entanto, identificar essas habilidades nem sempre é fácil. Os recrutadores muitas vezes enfrentam desafios para detectar talentos ocultos nos candidatos. É aqui que entra em cena o papel do Talent Advisor.

    O Talent Advisor é uma abordagem moderna e revolucionária que surgiu devido às necessidades do mercado, alinhando estratégia de recrutamento com a visão global da organização.

    As práticas e ferramentas dessa abordagem buscam antecipar as necessidades da organização no curto, médio e longo prazo.

    A diferença fundamental entre o recrutamento tradicional e o Talent Advisor está na abordagem estratégica consultiva e proativa. Enquanto o primeiro pode focar apenas nas necessidades imediatas de contratação, essa abordagem antecipa as necessidades futuras da empresa e influencia positivamente sua estratégia de aquisição de talentos.

    Recrutar os melhores talentos exige uma abordagem estratégica. Por isso, a Consultoria em Talent Advisor  garante que a empresa esteja preparada para enfrentar todos os desafios do mercado de trabalho em constante evolução e, ainda, se destacar perante aos concorrentes por colocar os talentos certos nos lugares certos, aproveitando e potencializando o trabalho de cada indivíduo da organização.

    Uma das chaves para o sucesso empresarial: atrair os melhores talentos

    O desenvolvimento de um processo de Recrutamento e Seleção estruturado é essencial para ajudar os líderes e Recursos Humanos a trazerem pessoas assertivas para as empresas. Esse processo também apoia o fortalecimento da imagem institucional como uma empresa atrativa no mercado de trabalho.

    Com uma boa consultoria de RH, as contratações são mais assertivas e as integrações de novos colaboradores são planejadas de forma estratégica. Além disso, melhorias nos processos de gestão podem deixar os colaboradores mais motivados e menos propensos a sair da empresa.

    Aqui na Trianon somos peritos em Recrutamento Estratégico, e adotamos as práticas mais atuais do mercado, como a abordagem de Talent Advisor, oferecendo aos nossos parceiros candidatos assertivos, que se destacam pela sua integridade e confiabilidade.

    Nós entendemos que a escolha do profissional ideal impacta diretamente nos resultados da empresa, afinal é imprescindível garantir que os melhores profissionais fazem parte da sua equipe e são as pessoas ideais para ocupar aqueles cargos. Por isso, conte conosco para estruturar um time que valoriza as pessoas certas nos lugares certos.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @lookstudio

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.