Falta de ar pode ser insuficiência cardíaca?

No contexto da saúde, a falta de ar pode indicar problemas, especialmente relacionados ao coração e aos pulmões.

  • A falta de ar é um sintoma que desperta preocupação e ansiedade em muitas pessoas. Enquanto a expressão “de tirar o fôlego” é frequentemente associada a emoções positivas, no contexto da saúde, a falta de ar pode indicar problemas, especialmente relacionados ao coração e aos pulmões.

    O que é a falta de ar?

    A falta de ar, conhecida clinicamente como dispneia, é um sintoma comum associado a várias condições médicas, incluindo doenças cardíacas e pulmonares.

    Ela se manifesta de diferentes formas, desde dificuldade para respirar durante atividades físicas até desconforto respiratório em repouso.

    A dispneia é classificada em quatro graus, dependendo do nível de esforço necessário para desencadear os sintomas.

    Relação com a insuficiência cardíaca:

    Em pessoas com idade entre 50 e 60 anos, a falta de ar pode estar relacionada à pressão arterial elevada, sequelas de um infarto do miocárdio ou doença de Chagas.

    Porém, entre pessoas mais velhas, especialmente na faixa etária de 70 a 80 anos, a falta de ar é frequentemente um sintoma de insuficiência cardíaca.

    Esta condição ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, resultando em acúmulo de líquido nos pulmões e dificuldade respiratória.

    Outros sintomas da insuficiência cardíaca:

    Além da falta de ar, a insuficiência cardíaca pode se manifestar através de outros sintomas, como tosse persistente, ganho de peso repentino, fadiga, confusão mental e inchaço nas pernas e tornozelos. É essencial reconhecer que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com o estágio da doença.

    Se você está enfrentando falta de ar, é fundamental procurar orientação médica para avaliar a possibilidade de insuficiência cardíaca ou outras condições médicas subjacentes.

    O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente a qualidade de vida e reduzir complicações futuras. Os exames diagnósticos incluem análises de sangue, radiografias, ecocardiograma e teste de esforço, que ajudam os médicos a determinar a causa subjacente da falta de ar.

    A falta de ar é um sintoma que não deve ser ignorado, especialmente quando acompanhada de outros sinais de alerta, como tosse persistente e inchaço nas pernas.

    Ao reconhecer a possível relação entre a falta de ar e a insuficiência cardíaca, os pacientes podem buscar ajuda médica especializada e iniciar o tratamento adequado. Não hesite em consultar um cardiologista se estiver enfrentando dificuldades respiratórias, pois a saúde do coração é essencial para o bem-estar geral.

    Dúvidas? Agende uma consulta:
    (44) 9 8840-8228 – Whatsapp e plantão 24h
    www.marcelopuzzi.com.br

    Dr. Marcelo Puzzi – @drmarcelopuzzi
    Médico cardiologista e hemodinamicista, especializado em procedimentos minimamente invasivos.

    Foto: Freepik 

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.