Pertencimento, por que é tão importante cultivar esse sentimento em sua equipe?

O sentimento de pertencimento surge a partir dos valores promovidos pela empresa, dos objetivos apresentados e da imagem que a empresa projeta.

  • Muitas vezes falamos sobre o sentimento de pertencimento, mas é um conceito intangível e difícil de definir. Como criar um sentimento de pertencimento? E como essa ação garante um melhor envolvimento de cada pessoa da sua equipe na jornada para alcançar os resultados desejados?

    Vamos começar com um dado interessante: Em 2019, (lembre-se que ainda não havia pandemia) um estudo realizado pela EY sobre o sentimento de pertencimento revelou que 40% participantes se sentiam isolados no ambiente de trabalho.

    Esse número é especialmente significativo quando consideramos o tempo que passamos no ambiente de trabalho. O resultado deste baixo nível de pertencimento é claro: redução na eficiência, 0 comprometimento e produtividade menor ainda!

    O orgulho de pertencer é como a ponta da lança da lealdade. O sentimento de pertencimento não se constrói em um dia. Consolida-se e sustenta-se ao longo do tempo graças a um ritmo estabelecido pelo sistema geral da empresa.

    Portanto, é crucial garantir que os colaboradores se sintam integrados e parte fundamental do propósito da empresa, tanto para o seu próprio bem-estar quanto para o funcionamento eficaz da organização e entrega de resultados para os clientes que adquirem produtos e/ou serviços.

    O sentimento de pertencimento refere-se à conexão que uma pessoa tem com um grupo social. Envolver o compartilhamento de crenças, valores e costumes comuns com outros indivíduos, contribuindo para a identidade pessoal. Pertencer a um grupo também pode gerar orgulho, especialmente quando essa associação é vista de forma positiva, proporcionando uma sensação de privilégio.

    A sensação de pertencimento muitas vezes tem início no âmbito familiar e se desenvolve em relação a outros grupos, como na escola, entre amigos, em associações e no ambiente de trabalho. É um sentimento que transcende fronteiras e não se limita a um único círculo social.

    No contexto profissional e organizacional, também existe o sentimento de pertencimento. Ele surge a partir dos valores promovidos pela empresa, dos objetivos apresentados e da imagem que a empresa projeta. Isso se manifesta através do vínculo emocional que o colaborador estabelece com a organização. Especialmente para a nova geração entrando no mercado de trabalho, esses elementos têm um papel significativo na vida profissional.

    Cultivar esse sentimento de pertencimento é importante para as empresas, conforme declarado num estudo da Deloitte em 2020, no qual mais de 90% dos colaboradores acreditaram que o sentimento de pertença impulsionou o desempenho e o envolvimento.

    Além disso, empresas que fornecem cultivar esse sentimento tendem a ter uma taxa de rotatividade menor, afinal, se os colaboradores se sentem em casa na organização, por que procuram outro lugar?

    Para que o sentimento de pertencimento seja plenamente realizado, é fundamental que os funcionários compartilhem os valores, a convicção e a cultura da empresa. Isso significa necessário definir claramente a cultura e os valores, além de integrar as equipes desde o momento em que ingressam na empresa.

    O sentimento de pertencimento também se desenvolve no nível pessoal, de cada pessoa da equipe. Portanto, defina um objetivo claro para cada profissional da sua equipe e mostre-o como o seu trabalho e seu resultado influencia no sistema geral da organização.

    Cada pessoa irá compreender a importância de seu trabalho na realização desse objetivo e trabalhará em prol de um propósito comum – organização e profissional – fortalecendo o sentimento de pertencimento ao sistema.

    Lembre-se que o sentimento de pertencimento também depende do colaborador. A empresa pode incentivá-lo, mas a abordagem também deve partir da própria pessoa. Portanto, é fundamental discutir regularmente as expectativas que um colaborador tem em relação à empresa e, caso ele não se encaixe em sua cultura, é o momento de seguirem caminhos diferentes.

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    Foto: Freepik

    J Rodolfo Grou

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