Literatura
A Festa Literária Internacional (Flim), realizada pela Prefeitura, segue até domingo, dia 8, no estacionamento ao lado do estádio Willie Davids. Com o tema “Conectando gerações”, a Flim ainda tem muitas ações no fim de semana, que trazem autoras e autores locais, nacionais e internacionais em debates e palestras. Haverá, também, shows, exposições, lançamentos de livros, contações de histórias e muito mais. Alguns dos nomes que podem ser vistos no fim de semana são Ferréz, Letrux, Julián Fuks, Caco Galhardo e Gregório Duvivier. A programação principal terá tradução em libras.
Mais detalhes da programação podem ser encontrados no site https://festaliterariademaringa.com.br/
Também até domingo continua a 42ª Semana Literária do Sesc com o tema “Ler para Mudar Histórias”. 27 cidades estão recebendo escritores, contadores de histórias, companhias de teatros e diversos artistas para mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades.
Conheça a programação completa de cada cidade em https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/
Teatro
O Teatro do Alvorecer segue em cartaz com o espetáculo “Filipa e Antônia ou Fios do ódio fiam bruxaria”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. Ao todo serão seis apresentações, sempre às 20h, que serão divididas entre o Teatro Reviver Magó (6 e 7 de outubro) e o Teatro Barracão (9, 10 e 11 de outubro). A classificação indicativa é de 12 anos.
Com direção e dramaturgia de Douglas Kodi, estão em cena os atores Barbara Bittencourt, Janaína Fukuxima, Kênia Bergo e Vinícius de Brito, juntamente com o músico Caio Henrique Alves, além do próprio Douglas. A peça presta homenagem ao Teatro Caipira, à música sertaneja e à era dourada das rádios.
“Filipa e Antônia ou Fios do ódio fiam bruxaria” poderia se passar em diferentes épocas: no Noroeste do Paraná dos anos 40, na época medieval durante a caça às bruxas e nos dias de hoje. Em uma manhã como qualquer outra, Filipa retorna à casa das ervas, onde escondeu Antônia na tentativa desesperada de proteger seu amor do olhar impiedoso da sociedade.
Nessa visita, ela é surpreendida por um misterioso padre, que a faz relembrar os momentos apaixonados que compartilhou com Antônia. À medida que as memórias ressurgem, torna-se evidente que essa história de amor impossível é ainda mais complexa devido à intervenção do poderoso fazendeiro, Dom Eurico. Ele realiza visitas frequentes à casa da Senhora Montanha, mãe de Filipa, e está disposto a qualquer coisa para adquirir as terras da Família Montanha.
Criativos
Nos dias 6 e 7 de outubro acontece na Travessa Jorge Amado, em Maringá, o Festival Criativo. O objetivo é celebrar a Economia Criativa em um espaço com muita música, arte e gastronomia.
Programação:
Sexta, dia 6 de outubro
9h – Roda de Conversa: Negócios Criativos
17h às 21h: Feira Maringá Criativa e música ao vivo
Sábado, dia 7 de outubro
9h às 21h: oficinas (desenho, cerâmica e fotografia urbana) e Espaço Kids (oficinas infantis). Feira Maringá Criativa e música ao vivo
Teatro no Sesc
No dia 7 de outubro o ator global Paulo Betti apresenta em Maringá seu espetáculo solo, intitulado ‘Autobiografia Autorizada’. A apresentação é às 20h, na nova unidade do Sesc. Os ingressos são gratuitos e limitados, mediante a doação de um brinquedo novo para a Campanha do Brinquedo 2023, e as trocas estão liberadas para ocorrer desde quarta-feira (20).
O espetáculo protagonizado por ele, com direção dele, de Juliana Betti e de Rafael Ponzi, conta o trajeto que o ator percorreu da roça à cidade, tendo como pano de fundo a história da imigração italiana no Brasil. Classificação indicativa: 12 anos.
Paulo Betti tem mais de 50 anos de carreira como ator, que teve início na extinta TV Tupi e na Band, e desde a década de 1980 trabalha na Rede Globo. É considerado um dos grandes talentos da dramaturgia brasileira.
Taiko
O Grupo Wakadaiko vai realizar mais um Workshop de Taiko, voltado para todas as pessoas que tem interesse em aprender um pouco mais sobre esse instrumento japonês. Será no dia 7 de outubro, às 14h30, na Acema, que fica na Av. Kakogawa, 50, Pq. das Grevileas. É aberto a todos os públicos com idade acima de 4 anos.
As orientações são: usar roupa de atividade física e tênis e levar garrafinha com água.
Documentário
O documentário “Artistas da Tela”, dirigido por Thayse Fernandes (Blache Filmes), será lançado neste sábado, dia 7, às 10h30, no Cineflix do shopping Maringá Park. A exibição é gratuita, viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti. Depois haverá mais quatro exibições gratuitas: dia 9 às 20h no Teatro Reviver Magó, dia 12 às 20h no CAC Márcia Costa, dia 15 às 19h no Vaca Louca Café e dia 17 às 14h no Cine UEM. Não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer ao local e horário previsto.
O projeto foi idealizado pelo produtor audiovisual e publicitário Maurício Borges, que faleceu em agosto do ano passado. O filme documenta um período muito importante do cinema em Maringá e no Brasil: a influência dos Cinemas de Rua como fio condutor e estímulo para a produção da cultura e arte local. A divulgação feita na época dos Cinemas de Rua era muito criativa e os cartazes eram o grande diferencial. Os artistas o reproduziam artesanalmente, em tamanhos enormes, que ficavam expostos na fachada para chamar a atenção do público. O documentário resgatou essas histórias.
Saiba mais no instagram @artistasdatela
Convite ao Cinema
O Convite ao Cinema deste sábado, 07/10, exibe um filme surpresa, selecionado pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, também responsável pelo debate sobre a obra. Será exibido às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701), com entrada gratuita e classificação 18 anos.
Palestras
O Espaço Cultural Merkabah, da Associação Lirius, está oferecendo gratuitamente um Ciclo de Palestras com artistas e produtores culturais locais. O objetivo é promover relevantes discussões e reflexões sobre temas relacionados à produção e criação artísticas. As palestras serão dias 10 e 11/10 no Cinesesc – Sesc Maringá, que fica na Av. Duque de Caxias, 1517, Zona 7. Veja abaixo a programação:
CICLO TEATRO E COMUNIDADE – Dia 10/10
Palestra 1: “No meio do mundo – Palhaçaria para todos”, com Alexandre Penha – 18h30
Palestra 2: “Criança em Cena: O teatro em perspectiva social”, com Renan Parma – 19h
Palestra 3: “Teatro em Comunidade: o cultivo do comum e a reapropriação das forças criativas”, com Luciano Matricardi – 20h
Palestra 4: “Partilha de experiências de ensino-aprendizagem em teatro com comunidades”, com Gabrielly Rizzo – 20h30
Inscrições: https://forms.gle/6w3v2k9xquMQuvcz9
CICLO – PANORAMA DAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS – Dia 11/10
Palestra 1: “Produção em Teatro – Desafios e oportunidades”, com Rachel Coelho – 18h30
Palestra 2: “Luz, Câmera, Crescimento! Como o Cinema Incentivado Beneficia Cidades”, com Thayse Fernandes- 19h
Palestra 3: “Mapeamento da produção musical maringaense”, com Nicholas Emmanuel – 20h
Palestra 4: “Autogestão criativa: dançar as possibilidades”, com Ludmila Castanheira – 20h30
Inscrições: https://forms.gle/fuWZHTJ2o6bUSMcq8
Mostra
Entre os dias 9 e 17 de outubro, o curso de graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro e o projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro promovem mais uma edição da Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM. A abertura oficial é dia 11 de outubro, às 19h30, no Teatro Universitário de Maringá (UEM, Bloco O-08).
Além da programação intensa no Teatro Universitário, também haverá um espetáculo no Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, S/N, Zona 2). O evento é inteiramente gratuito e conta com o apoio da Diretoria de Cultura da UEM, da Fundação Araucária e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Essa é uma iniciativa semestral que tem como objetivo compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos de produções realizadas pelos discentes nas disciplinas da graduação, assim como as práticas desempenhadas no âmbito dos estágios, as experiências de pesquisa acadêmica realizadas no semestre letivo e bate-papos com pesquisadores(as) da área das Artes Cênicas. Ao todo, são vinte atrações que acontecem de forma gratuita e aberta à comunidade.
A edição atual é referente ao primeiro semestre letivo de 2023. É preciso chegar ao teatro com antecedência para garantir o ingresso. Para conferir a programação completa confira o site do curso de Artes Cênicas.
Londrina
O Festival de Dança de Londrina começa neste sábado, dia 7, e segue até o dia 15. Na abertura, sobe ao palco do Teatro Ouro Verde um dos mais premiados pesquisadores e entusiastas da cultura popular brasileira, o pernambucano Antônio Nóbrega. Ao lado de Rosane Almeida, o músico, cantor, dançarino e ator apresenta, logo após a cerimônia de abertura do festival, às 20h, a montagem “Mestiço Florilégio”, uma reunião de canções, momentos teatrais e peças coreográficas de ambos. Nóbrega completa 51 anos de carreira e 40 anos de atuação junto a Rosane em vários espetáculos. Como já é tradicional, o festival presenteia o público com entrada gratuita na abertura. Os ingressos podem ser retirados pela Plataforma Sympla, com limite de dois bilhetes por CPF. Caso se esgotem, haverá formação de fila de espera no teatro.
E na sequência, vários espetáculos com ingressos a preços populares de R$20 e R$10 (meia-entrada). Os bilhetes já podem ser adquiridos pelo Sympla, com acesso pela página oficial do Festival. Curitiba Cia. de Dança, Dinho Lima Flor, Ballet de Londrina e Brenda Angiel Cia. de Danza Aérea (Buenos Aires – Argentina) são algumas das atrações.
Comentários estão fechados.