Convite ao Teatro
O projeto Convite ao Teatro de hoje (29/09) traz o espetáculo “Dizer Lene”, de Leonardo Fabiano. A apresentação é às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e classificação livre. Os ingressos devem ser retirados até 30 minutos antes na bilheteria do teatro.
Entre memórias e devaneios, o ator tenta manter viva a figura da sua avó, que se une a outras figuras, reais ou não, para discutir assuntos como saudade, perda, morte, lembranças e a fragilidade da vida.
A obra tem direção de Ludmila Castanheira, texto de Lua Lamberti e conta com a interpretação em Libras de Francielle Lopes.
Espetáculo
Nesta sexta-feira também tem Ésio Magalhães apresentando o espetáculo “Circo do só eu” às 20h no Espaço Solagasta. Esta apresentação é independente e depende de bilheteria, com ingressos à venda pelo Sympla a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Sinopse: O majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade até que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo. Zabobrim, o palhaço, vem até vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, acrobacia e muito mais!
Femucic
A 44ª edição do Festival de Música Cidade Canção acontece em Maringá até o dia 30 de setembro, na nova unidade do Sesc, que fica à Av. Duque de Caxias, 1517, zona 7. Segue a programação:
29 de setembro (sexta-feira)
– Orquestra CDM com participação de Maryanne Francescon
– Suzi Mariana Bezerra Gomes (Água Branca – AL)
Músicas: Pagando o Preço e Pensando Bem
– Leffs (Maringá – PR)
Músicas: Hortelã e Balada do Tempo
– Melissa Maria de Moraes (Socorro – SP)
Músicas: Girassóis de Gogh e O Sol da Meia noite (instr.)
– Rafael Lourenço de Paula Emilio (São Paulo – SP)
Músicas: Minha Cara e Todo Som
– Anthonny Felipe Ortellado Ramos (Ponta Grossa – PR)
Músicas: WO e Chave Torta (instrumental)
30 de setembro (sábado)
– Victória Graciela Souza de Andrade (Fortaleza – CE)
Músicas: Iara e Seca 17
– Nuah (Maringá – PR)
Músicas: Grão de Sal e Asas
– Wesley Aparecido Ventura Crispe (Curitiba – PR)
Músicas: Pedrada Black e Vingar com Amor
– Encerramento: A Banda Mais Bonita da Cidade (Curitiba – PR)
Corais
Está acontecendo o 25º Festival Internacional de Corais de Maringá (FIC), marcando a reabertura do Teatro Calil Hadadd após anos fechado. Ainda tem dois dias de apresentação, neste 29 e 30 de setembro. Para prestigiar, é necessário retirar o convite pelo site www.ficmaringa.com e no dia levar 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite. Os alimentos arrecadados serão destinados às instituições da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (Anpr) e Entidade Ecumênica Amor ao Próximo.
Ao todo, esta edição contou com a participação de 23 grupos, incluindo corais infantis, infanto-juvenis, de adultos e de idosos. O coral convidado este ano é o Grupo Vocal Difusión, sediado em Buenos Aires/Argentina, criado há 40 anos com o objetivo de difundir o repertório coral do século XX. Desde 1988 é dirigido pelo maestro Mariano Moruja, considerado um dos grandes regentes corais argentinos, sendo premiado em distintos concursos corais e como professor de regência.
O 25º FIC tem a direção geral de Mariana Hammerer, coordenação de programação artística de Andréia Anhezini e Marion Almeida, assistência de programação artística de Nicolás Gonzalez Martinez e assistência de produção de Jean Michael, Geandré Ramiro, Marcia Couto e Gina Rossi.
Convite ao Cinema
O Convite ao Cinema deste sábado, 30/09, exibe o filme “O ano passado em Marienbad” (França/Itália – 1961), de Alain Resnais. O filme foi selecionado pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, também responsável pelo debate sobre a obra, e será exibido às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701). A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos.
Leia o que Campagnolo diz sobre este filme: “A obra-prima de Alain Resnais (1922-2014), com roteiro de um dos papas do nouveau roman, Alain Robbe-Grillet, não teve vida fácil quando foi lançado há mais de 60 anos – apesar de ter vencido o Leão de Ouro em Veneza. Numa certa medida, o filme reinventa o cinema – tal qual o ‘Cidadão Kane’ de Welles havia feito, 20 anos antes. Trata-se de uma das obras mais abertas e misteriosas legadas por um dos artífices da Nouvelle Vague francesa. O espectador será, pois, sedutoramente convidado a perder-se no grande hotel barroco onde um homem tenta convencer uma mulher que os dois estiveram juntos no ano passado num lugar parecido – que poderia ser em Frederiksbad, Karlstadt, Marienbad ou Baden-Salsa – e que ela teria lhe pedido para esperar um ano, para depois fugirem juntos. A mulher rejeita as investidas do homem, nega a história e se contradiz, ao mesmo tempo. Como num labirinto, e entrecortado por imagens que podem ser (ou não) flash-backs do passado, o espectador acompanha as perambulações dos personagens num cenário suntuoso e com arquitetura dramatúrgica tão rara quanto enigmática numa espécie de tratado sobre o tempo e a angústia do esquecimento.
Influenciando gente como Stanley Kubrick, Peter Grenaway e David Lynch, ‘O ano passado em Marienbad’ resiste às classificações. É um dos maiores filmes de sempre”.
Oficinas
O Teatro do Alvorecer está com inscrições abertas para duas oficinas gratuitas que irão acontecer no CAC Márcia Costa nos próximos dias.
Oficina 1 – 30/09 das 14h às 18h
“O mundo de Arlequim: Commedia Dell’arte” com Douglas Kodi
A oficina apresenta técnicas que são base na formação da atriz e do ator da Commedia dell’arte e que podem ser a porta de entrada para esse estilo teatral, tanto para atores e iniciantes quanto para mais experientes e até para não-atores. Serão abordados temas como a história da Commedia Dell’arte, a improvisação e jogo de máscaras.
Oficina 2 – 01/10 das 14h às 18h
“Corpo anímico – Dispositivos de criação cênica” com Kênia Bergo
A oficina é aberta ao público acima de 16 anos e tem como proposta compartilhar exercícios e jogos que promovam a criação teatral do corpo para a cena a partir de técnicas desenvolvidas através do teatro físico, voltadas para a criação cênica individual e em grupo. A oficina é dinâmica e para uma melhor experiência é importante ir com roupas leves e confortáveis.
Qualquer pessoa acima de 16 anos pode se inscrever. As ações fazem parte do novo projeto da companhia e são viabilizadas por meio do Prêmio Aniceto Matti.
Flim
Realizada pela Prefeitura de Maringá, a Festa Literária Internacional (Flim) acontece entre os dias 04 e 08 de outubro, no estacionamento ao lado do estádio Willie Davids. Com o tema “Conectando gerações”, a Flim terá mais de 60 ações que trazem autoras e autores locais, nacionais e internacionais em debates e palestras. Haverá, também, shows, exposições, lançamentos de livros, contações de histórias e muito mais.
Afonso Cruz, Luci Collin, Marília García, Patrícia Campos Mello, Letrux, Tom Farias, Ferréz, Paulo Scott, Geni Nuñes e Gregório Duvivier são alguns dos destaques. A programação principal terá tradução em libras.
A extensa programação pode ser conferida no site https://festaliterariademaringa.com.br/
Semana Literária
No mesmo período que a Flim, o Sesc promove sua 42ª Semana Literária com o tema “Ler para Mudar Histórias”. De 4 a 8 de outubro, 27 cidades receberão escritores, contadores de histórias, companhias de teatros e diversos artistas para mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades. Entre os nomes confirmados para Maringá, estão Luiza Romão (ganhadora do prêmio Jabuti de Livro do Ano 2022) e Jarid Arraes (vencedora do prêmio APCA e do prêmio Biblioteca Nacional) e a autora local Thays Pretti, entre outras.
Conheça a programação completa de cada cidade em https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/
Estreia
O Teatro do Alvorecer estreia na próxima quinta-feira, dia 5 de outubro, às 20h, o espetáculo “Filipa e Antônia ou Fios do ódio fiam bruxaria”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. Ao todo serão seis apresentações, sempre às 20h, que serão divididas entre o Teatro Reviver Magó (5, 6 e 12 de outubro) e o Teatro Barracão (9, 10 e 11 de outubro). A classificação indicativa é de 12 anos.
Com direção e dramaturgia de Douglas Kodi, estão em cena os atores Barbara Bittencourt, Janaína Fukuxima, Kênia Bergo e Vinícius de Brito, juntamente com o músico Caio Henrique Alves, além do próprio Douglas.
“Filipa e Antônia ou Fios do ódio fiam bruxaria” poderia se passar em diferentes épocas: no Noroeste do Paraná dos anos 40, na época medieval durante a caça às bruxas e nos dias de hoje. Em uma manhã como qualquer outra, Filipa retorna à casa das ervas, onde escondeu Antônia na tentativa desesperada de proteger seu amor do olhar impiedoso da sociedade.
Nessa visita, ela é surpreendida por um misterioso padre, que a faz relembrar os momentos apaixonados que compartilhou com Antônia. À medida que as memórias ressurgem, torna-se evidente que essa história de amor impossível é ainda mais complexa devido à intervenção do poderoso fazendeiro, Dom Eurico. Ele realiza visitas frequentes à casa da Senhora Montanha, mãe de Filipa, e está disposto a qualquer coisa para adquirir as terras da Família Montanha.
A peça presta homenagem ao Teatro Caipira, à música sertaneja e à era dourada das rádios.
Comentários estão fechados.