Agenda cultural de 22 a 28/09/23

Cinema, exposições, teatro e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 22 e 28 de setembro.

  • Convite ao Teatro

    O projeto Convite ao Teatro de hoje (22/09) traz o espetáculo “Te dou um cascudo”, da Cia D’las Artes, de Campo Mourão. A apresentação é às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e classificação livre. Os ingressos devem ser retirados até 30 minutos antes na bilheteria do teatro.

    O espetáculo é uma homenagem ao maior folclorista do Brasil, Luís da Câmara Cascudo. A narrativa é permeada por músicas folclóricas e cantigas populares, adaptadas especialmente para compor o espetáculo, que traz para a cena contos do folclore brasileiro de obras literárias de Câmara Cascudo: “A Menina dos brincos de ouro”; “As três velhas” e “Felicidade e sorte”.

    Selo Ocupa UEM

    Também nesta sexta-feira, às 18h, será lançado o selo Ocupa UEM – Arte e Cultura, em parceria com o Convite às Artes Populares da Secretaria de Cultura. O selo trata de parcerias com outras instituições e órgãos públicos para que atividades artísticas e culturais sejam levadas para o espaço da UEM. O Espaço Artístico Encontro das Artes fica ao lado do teatro universitário, no bloco O-08.

    Na estreia, o Convite às Artes ficará por conta do grupo Salve as Marias, que realizará a apresentação “Elas Cantam Capoeira”. Haverá também o Sarau de Artes e Cultura, com apresentações de ações artísticas dos Centros Acadêmicos de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Comunicação e Multimeios e Letras.

    Convite ao Cinema

    O Convite ao Cinema deste sábado, 23/09, exibe o filme “A paixão de Joana D’Arc”, de Carl Th. Dreyer (França/1928). O filme foi selecionado pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, também responsável pelo debate sobre a obra, e será exibido às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701). A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos.

    Leia o que Paulo Campagnolo diz sobre a obra: “Impossível sair incólume de A Paixão de Joana D’Arc. Não apenas porque é considerado um dos maiores filmes da história, mas porque é uma realização implacável do ponto de vista formal e traz aquela que é considerada a maior performance de uma atriz no cinema, a de Falconetti, como a guerreira francesa, prisioneira da Inglaterra, no momento do seu julgamento na prisão de Rouen e consequente execução.

    Dreyer (1889-1965), um verdadeiro gênio (com Vampiro, Dias de ira, A palavra e Gertrud), fez uma obra fundada em closes arrebatadores da atriz que, segundo consta a lenda, teria sofrido de abusos físicos terríveis durante a filmagem para chegar no “lugar” exato que Dreyer pretendia. Essa e outras lendas norteiam o filme, assim como as polêmicas com a Igreja Católica, que pediu cortes, bem como a proibição na Inglaterra e o fracasso nas bilheterias da época.

    Atacado, trucidado pelo estúdio, perdido e depois reencontrado, A paixão de Joana D’Arc reinventou o mundo, reinventou o cinema e transformou-se numa lenda de proporção raramente vista. Para ver de joelhos!”

    Teatro

    O espetáculo “Devaneios Inexequíveis” terá duas apresentações nos dias 23 e 24 de setembro, às 19h30, no Espaço Solagasta, que fica na rua Prof. Itamar Orlando Soares, 181. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e estão à venda pelo Sympla, no link. Após a apresentação haverá discotecagem com o DR O Ark e o bar estará aberto para venda de bebidas.

    O elenco da peça tem Elison Pereira, Mariela Lamberti, Mateus Moscheta e Pedro Henrique Daniel. A classificação indicativa é 14 anos. A dramaturgia é de Mateus Moscheta, Murilo Moscheta e Mariela Lamberti.

    Sinopse: Qual o momento exato em que se chega a algum lugar? Começa-se uma saída mas nunca termina-se de chegar. Seria esse o devaneio? Caminhar no gerúndio, gastando solas, pisando caminhos. Há pés que marcham no prumo do mapa. Com pressa, seguem a seta reta. Outros dançam, saltam e aplaudem a própria festa de pisar em poças. Desviantes seguem à deriva. A sola gasta é o registro dessas histórias. Vestígios de trajetos que nada dizem sobre chegadas. Pisar é apalpar o desconhecido. Criar é um salto no vazio.

    Exposição no CAC

    Segue aberta até o dia 27 no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, o CAC, a exposição “Hipnoluza: Corpo Mistério”, de Felipe Tomazella. São pinturas, desenhos, animações e instalações imersivas e audiovisuais, criadas por ele e seus convidados a partir de um mergulho no universo artístico de seu alter ego, Hipnoluza. A mostra tem entrada gratuita e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

    Esta é a primeira exposição autoral de Tomazella, realizada com o incentivo do Prêmio Aniceto Matti. Conta com as contribuições artísticas de Chá di Lirian (dj e beatmaker), Elisa Riemer (artista gráfica e colagista), Jeff (artista visual e designer de animação) e Rebeca Marques (produtora audiovisual), além de uma instalação imersiva do artista e bonequeiro Sandro Maranho.

    A exposição também se dará no ambiente virtual, a partir de um mapeamento em 3D realizado pelo arquiteto Guilherme Ripardo, podendo ser acessada pelo público de todo o Brasil. A classificação é 14 anos.

    Mais informações: instagram.com/felipetomazella

    Exposições no Calil

    Foto: Fernando Souza

    Em uma única ida ao Teatro Calil Haddad dá para visitar duas exposições que estão em cartaz com entrada gratuita.

    “Dança e Música Metamorfoseadas em Traços” integra o Convite às Artes Visuais e traz 18 desenhos produzidos com carvão vegetal e giz pastel seco sobre papel e fotografias artísticas.

    É um registro em traços dos movimentos de improvisação feitos por uma bailarina (Vitória Campanari) e interpretados pelo olhar de um artista visual (Bruno Pesch), com participações de Ana Rodes / Brisadiana (fotos) e Mariana Vieira Sarache (textos e poemas). A classificação é livre e a exposição pode ser visitada até 28/09, de segunda a sexta das 8h às 21h e aos sábados e domingos das 8h às 20h.

    Já ′A Sentinela de Maringá′ presta homenagem ao primeiro arcebispo da cidade, Dom Jaime Luiz Coelho, falecido há 10 anos. A exposição traça a ligação entre ele e o município e estará disponível até o dia 31/10 no Museu de História e Artes Hélenton Borba Cortes, no primeiro piso do teatro, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

    Femucic

    A 44ª edição do Festival de Música Cidade Canção acontece em Maringá entre os dias 28 e 30 de setembro, na nova unidade do Sesc, que fica à Av. Duque de Caxias, 1517, zona 7. Segue a programação:

    28 de setembro (quinta-feira)

    – Ginga Ligeira (Santo Antônio do Pinhal – SP)

    Músicas: Um Chorinho no Kalevala e Amendoim Torrado (Instr.)

    – Ronivaldo Marcelino de Souza (Curitiba -PR)

    Músicas: Toré Missão do Caboclo Índio e Toré de Agradecimento pela Saúde

    – César Orlando Martínez González (Foz do Iguaçu – PR)

    Músicas: El Muro e Amisturavals (Instrumental)

    – Janine Mathias (Curitiba – PR)

    Músicas: Bom Dia e Na Consolidação

    – Raffael Silva Lopes (Uberlândia – MG)

    Músicas: Décima do Cantador e Chá de Ervas

    29 de setembro (sexta-feira)

    – Orquestra CDM – Participação Maryanne Francescon

    – Suzi Mariana Bezerra Gomes (Água Branca – AL)

    Músicas: Pagando o Preço e Pensando Bem

    – Vitória Cortês Caleffi (Maringá – PR)

    Músicas: Hortelã e Balada do Tempo

    – Melissa Maria de Moraes (Socorro – SP)

    Músicas: Girassóis de Gogh e O Sol da Meia noite (instr.)

    – Rafael Lourenço de Paula Emilio (São Paulo – SP)

    Músicas: Minha Cara e Todo Som

    – Anthonny Felipe Ortellado Ramos (Ponta Grossa – PR)

    Músicas: WO e Chave Torta (instrumental)

    30 de setembro (sábado)

    – Victória Graciela Souza de Andrade (Fortaleza – CE)

    Músicas: Iara e Seca 17

    – Nuah (Maringá – PR)

    Músicas: Grão de Sal e Asas

    – Wesley Aparecido Ventura Crispe (Curitiba – PR)

    Músicas: Pedrada Black e Vingar com Amor

    – Encerramento: A Banda Mais Bonita da Cidade (Curitiba – PR)

    Teatro no Sesc

    Foto: Anselmo Mourão

    A convite do Sesc, o ator global Paulo Betti circula o Paraná de 5 a 7 de outubro com o ótimo monólogo ‘Autobiografia Autorizada’, passando por Maringá no dia 7, às 20h, na nova unidade do Sesc.

    O espetáculo protagonizado por ele, com direção dele, de Juliana Betti e de Rafael Ponzi, conta o trajeto que o ator percorreu da roça à cidade, tendo como pano de fundo a história da imigração italiana no Brasil. Classificação indicativa: 12 anos.

    Os ingressos são gratuitos e limitados, mediante a doação de um brinquedo novo para a Campanha do Brinquedo 2023, e as trocas estão liberadas para ocorrer desde quarta-feira (20).

    Paulo Betti tem mais de 50 anos de carreira como ator, que teve início na extinta TV Tupi e na Band, e desde a década de 1980 trabalha na Rede Globo. É considerado um dos grandes talentos da dramaturgia brasileira.

    Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.