Agenda cultural de 25 a 31/08/23

Festivais, teatro, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 25 e 31 de agosto.

  • Convite ao Teatro

    Foto: Valeria Felix

    O projeto Convite ao Teatro de hoje (25/8) traz o espetáculo “Que festa é essa, criatura?”, da Cia Incrível Teimosa, de Londrina, com produção de Renata Ichisato. A apresentação é às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e classificação livre.

    Os ingressos devem ser retirados até 30 minutos antes na bilheteria do teatro.

    A peça conta a história de uma palhaça que é contratada pela mulher mais rica da cidade para animar uma festa, mas não faz exatamente aquilo que se esperava dela!

    A Incrível Teimosa desmistifica a ideia de que a “palhacinha”, ou seja, a figura feminina, precisa ser sempre e somente meiga e comportada. Ela toca guitarra, gosta de rock, brinca de guerrinha de almofadas, entre muitas outras estripulias que o patriarcado diz pertencer socialmente à figura masculina.

    Kika Festival

    Neste sábado acontece o Kika Festival, que visa a celebração da pluralidade de vivências e representação através da música eletrônica popular brasileira e de oficinas gratuitas. O evento é totalmente gratuito, promovido pela Kika Produtora por meio do Prêmio Aniceto Matti.

    A partir das 14h sobem ao palco da Vila Olimpica atrações como: Gabbex, Kachorrona (Londrina), Chá di Lirian, Miss Tacacá (Pará), Evehive e Sodomita (Rio de Janeiro e São Paulo), Glau Tavares (Rio de Janeiro) e os artistas do Kika+ Show (Ariadine Gomes, BixaPreta69, Cau Russo, Esther Hall, Irakytan e Vness).

    O local terá o “Espaço Kikinha”, pensado para fomentar a presença de pais, mães e responsáveis que desejam estar presentes no festival, mas ao mesmo tempo precisam de um local seguro para as crianças. Neste espaço de cuidado compartilhado, haverá contação de histórias, jogos e brincadeiras.

    Uma “Tenda de Redução de Danos” será montada com o objetivo de formação e direcionamento educativo sobre o consumo de álcool, drogas e IST’S.

    Convite ao Cinema

    O Convite ao Cinema deste sábado, 26/08, exibe “O ódio é cego” (EUA / 1950), selecionado pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, também responsável pelo debate sobre a obra. O filme será exibido às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701). A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos.

    Veja a resenha de Campagnolo: “No mesmo ano em que lançou um dos maiores clássicos de todos os tempos, “A Malvada”, que lhe rendeu seis Oscar, Joseph L. Mankiewicz (1909-1993) também levou às telas esse “O Ódio É Cego” (ou, no original, “No Way Out” – sem saída), um dos filmes mais negligenciados da história do cinema americano. Sem concessões para a plateia da época, o filme marca a estreia do então jovem Sidney Poitier (1927-2022) em papel de protagonista, junto com Richard Widmark, numa história complexa e profundamente desconfortável. Poitier interpreta o Dr. Luther Brooks, um médico residente de um hospital prisional, muito elogiado pelos companheiros de trabalho e pelo chefe dos residentes, o Dr. Dan Wharton (Stephen McNally). Luther já cumpriu sua residência, mas deseja ficar mais um ano para adquirir mais experiência. Num dia, dois criminosos chegam baleados no hospital – Johnny e Ray Biddle. Quando Luther chega para atendê-los, Ray (um Richard Widmark simplesmente fantástico) logo replica, de forma violenta: “eu quero um médico de verdade, e não esse negro”. A partir daí, o filme torna-se uma denúncia veemente do racismo, como nenhum filme americano da sua fase áurea foi capaz de fazer. Polêmico ao ponto de ter sido barrado em alguns estados sulistas, o filme escancara seu tema de forma contundente – com os contrastes imponentes da fotografia em preto e branco de Milton Krasner, o desempenho fabuloso de Poitier e Widmark, e ainda a presença emocionante de Linda Darnell”.

    Exposição

    A exposição “Desenheiras – Um panorama da ilustração feita por mulheres de Maringá e região” segue aberta na sala de exposição do Teatro Callil Haddad até o dia 29 deste mês e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta das 8h às 21h e aos sábados e domingos das 8h às 20h.

    A ação faz parte do Convite às Artes e visa expor o trabalho de cinco ilustradoras locais que trabalham com a linguagem da arte digital, principalmente com a produção de ilustrações digitais e que mantém ativo o compartilhamento de seus trabalhos com o público por meio das redes sociais.

    Integram o projeto as artistas Adrieli Storini, Hellen Vieira, Naomy Dolci, Primavera e Soraya Tory. Ao todo estão sendo expostas 25 obras de estilos diferentes. Vale visitar! A classificação é livre.

    Memória

    Está aberta no Teatro Calil Haddad a exposição ′A Sentinela de Maringá′, que presta homenagem à Dom Jaime Luiz Coelho, um dos principais nomes da história local. Este ano marca os 10 anos do falecimento desta personalidade, o primeiro arcebispo da cidade.

    A exposição traça a ligação entre ele e o município e estará disponível gratuitamente até o dia 31 de outubro no Museu de História e Artes Hélenton Borba Cortes, no primeiro piso do Teatro Calil Haddad, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

    A realização é da Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, em parceria com a Arquidiocese de Maringá, Associação Comercial de Maringá (ACIM) e o Shopping Maringá Park.

    Os visitantes poderão conferir vários objetos que retratam a vida do padre, como fotos, pinturas, vestimentas, peças sacras e o Corcel 1975, carro que Dom Jaime usava pelas ruas da cidade.

    Feira

    A 1ª Feira Mística de Maringá acontece dia 26 de agosto das 13h às 21h na Rua Francisco Glicério, 1258, no colab Flor de Laranjeira. Estará repleta de expositores com produtos esotéricos, cristais, tarô, runas, incensos e muito mais, em um ambiente mágico e acolhedor. Haverá palestras, workshops e atividades especiais.

    Será possível participar de palestras com renomados especialistas em espiritualidade, explorar novas abordagens terapêuticas, mergulhar em temas que ampliarão sua consciência e vivenciar práticas de bem-estar, como yoga e terapias alternativas, que proporcionarão equilíbrio e harmonia para sua vida. Também haverá sorteios, promoções exclusivas e brindes especiais.

    Para mais informações siga @feiramisticamaringa.

    Visibilidades Lésbicas

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Cidadania e Migrantes (SEJUC), juntamente com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Diretoria de Cultura (DCU), promovem a exibição do primeiro episódio do documentário “Vestidas de Amor”, que conta a história de Josy e Carla.

    O evento, intitulado “Visibilidades Lésbicas: existências e resistências”, faz parte do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e acontece no dia 28/08, às 19h30, no auditório da Biblioteca Central da UEM (BCE). Após a exibição, haverá um momento de diálogo sobre as temáticas abordadas no documentário. A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

    Para enriquecer as discussões, o evento conta com a presença da professora Dra. Crishna Mirella de Andrade, diretora de extensão da UEM, da Dra. Giovana Oliveira Montanher, advogada do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) e com a mediação de Beatriz Elena, doutoranda em Ciências Sociais.

    Documentário

    Foto: Lírica Aragão

    “Paixão esquecida: a história do futebol profissional de Maringá”, média-metragem com roteiro e direção de Miguel Fernando, tem sua estreia marcada para o dia 30 de agosto, às 19h, no Teatro Marista (Av. Itororó, 99).

    A entrada é gratuita e já é possível reservar ingressos preenchendo o formulário no link.

    Com pesquisa assinada pelo jornalista Antonio Roberto De Paula, do Museu Esportivo de Maringá, e Ortílio Carlos Vieira, o Tilinho, o filme traz pela primeira vez à público uma parte do acervo do Maringá Histórica que mostra cenas da trajetória dos times profissionais da cidade e das principais vitórias que se deram no Estádio Regional Willie Davids ao longo de sete décadas, em especial o campeonato de 1977, quando o Grêmio foi campeão estadual

    . Narrações dos melhores momentos foram resgatadas. Foram entrevistadas 30 pessoas, entre ex-jogadores, ex-dirigentes, imprensa da época, membros de torcidas organizadas e pesquisadores, com o objetivo de mostrar as principais conquistas e desafios.

    Assista aqui o trailer:

    Bate-papo

    O Instituto Cultural Ingá e a Secretaria Estadual da Cultura convidam para um bate-papo com a Secretária da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande, no próximo dia 31 de agosto, quinta-feira, às 19h.

    Na ocasião, ela conversará com os participantes sobre as principais iniciativas de sua Secretaria, Lei Paulo Gustavo entre outros assuntos. O encontro acontecerá na ACIM – Auditório Miguel Kfouri, na Rua Ver. Basílio Sautchuk, 388 – Zona 01, Maringá – PR.

    Lembrando que o Paraná vai receber, ao todo, R$ 203,4 milhões por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) para aplicação em projetos culturais em todos os 399 municípios paranaenses.

    Luciana é arquiteta e urbanista com pós-graduação pela Université de Techonologie de Compiègne, na França, Luciana foi presidente do Instituto Paranaense de Arte e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, conselheira da Sociedade de Amigos de Arte Contemporânea e idealizadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba.

    Implantou a programação de Literatura da Bienal de Curitiba e foi conselheira e vice-presidente da Associação de Amigos do Museus de Arte Contemporânea do Paraná.

    As inscrições podem ser feitas pelo link.

    Concurso

    A Motim Editorial vai promover o I Prêmio Motim de Poesia, visando a selecionar poesias de temática livre para compor um ebook a ser lançado na Festa Literária Internacional de Maringá, a Flim.

    As inscrições começaram dia 14/08 e seguem até às 23h59 do dia 14/09. Mais informações podem ser obtidas no link.

    Flim

    E por falar em Flim, estão abertas as inscrições para autores realizarem lançamentos literários na Festa Literária Internacional de Maringá – FLIM 2023.

    Com o tema “10 edições: uma grande jornada”, a Flim ocorrerá de 4 a 8 de outubro e, assim como em edições anteriores, contará com um espaço dedicado a lançamentos. As propostas cadastradas serão avaliadas pela Comissão Organizadora da FLIM e respondidas via e-mail. As inscrições podem ser feitas pelo link.

    Também estão abertas as inscrições para autores independentes e artistas visuais. Mais informações podem ser obtidas pelo instagram @secretariadeculturamaringa.

    Teatro

    Foto: Renato Domingos

    No dia 13 de setembro, às 20h, no Teatro Barracão, haverá uma apresentação única da peça teatral “O Soldado, A Tigresa e uma outra história”, solo de Douglas Kodi, do Teatro do Alvorecer.

    Os ingressos custam R$30 inteira e R$15 meia. Também há a opção de comprar, juntamente com o ingresso, uma camiseta por R$ 65. Basta enviar mensagem para o instagram @maringaensecultural.

    As camisetas estão disponíveis nos tamanhos PP, P, M, G, GG e EXG. Poucas unidades. As peças serão entregues no dia do espetáculo, juntamente com a retirada do ingresso.

    A peça tem classificação livre. Veja a sinopse: “Essa é uma história de guerra que escutei do meu bisavô. Essa é a história do meu bisavô quando foi para a Guerra e embarcou no navio Ashigarô. É a história do meu bisavô quando foi para a Guerra, tomou um tiro na perna, fugiu para Ásia e morou com uma Tigresa e um tigrinho em uma caverna. Depois disso tudo, ele volta pra casa com a ajuda de um amigo e isso já é uma outra história”.

    Virtual

    Foi lançada ontem (24) a exposição virtual – “Menarquia – absorvendo ideias sobre menstruação”, iniciativa coordenada pela professora Sônia Trannin de Mello, do Departamento de Ciência Morfológicas, da Universidade Estadual de Maringá (DCM/UEM).

    A mostra nasceu de uma longa e minuciosa pesquisa, fruto de uma licença sabática da professora, que desencadeou a necessidade de falar abertamente sobre o período menstrual, assunto que ainda carrega mitos e preconceitos.

    A exposição faz uma viagem ao longo da história, recheada de informações que ajudam a repensar os tabus acerca da menstruação, que acompanham a humanidade durante séculos. Tudo isso por meio de uma coletânea de textos, imagens e reflexões sobre o período menstrual e o papel que ele desempenha culturalmente no imaginário social em diferentes contextos.

    “Para contar essa história, senti a necessidade de percorrer uma linha do tempo que se iniciou na pré-história e caminha até os dias atuais, mas, nem todo o conteúdo estudado foi incluído”, relata a professora Sônia, curadora da exposição.

    A produção do material foi feita com a colaboração do professor Tiago Lucena e alunos do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, que auxiliaram no desenvolvimento do site e na organização dos materiais.

    A ideia é de uma exposição dinâmica, com atualizações constantes para que pessoas que menstruam, ou aquelas que desejam ficar por dentro do assunto, possam ter uma visão positiva sobre o período menstrual.

    Mais informações sobre o projeto e equipe podem ser acessadas no link.

    Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.