Foto: Reprodução
Por Vitor Nogami
Pesquisa realizada com mais de 1.200 maringaenses mostra alguns dados interessantes sobre os hábitos e preferências dos consumidores da cidade. Em 2021, aqueles que afirmaram se sentir seguros no ambiente online de compra representavam 84,1%, já em 2023 essa taxa chegou a 93%. Destacaria dois principais fatores para este crescimento. Primeiro, as instituições financeiras sérias têm melhorado seus mecanismos de segurança. Segundo, as próprias empresas têm permitido maior flexibilidade com políticas de troca.
Sobre os itens mais comprados pela internet, as quatro primeiras categorias de produtos se mantiveram: (1º) roupas e calçados, (2º) alimentos, (3º) eletrônicos e (4º) eletrodomésticos. Quem subiu duas posições e atingiu a 5ª colocação foi o setor de cosméticos e perfumaria. Sobre o segmento de beleza e cuidados pessoais no mundo, o Brasil só fica atrás de EUA, China e Japão. Em Maringá, não é diferente, observando a quantidade de lojas de cosméticos e os espaços disponibilizados dentro das farmácias para esse produtos. O varejo físico e o varejo online são coexistentes.
Sobre valores, a pesquisa de 2021 apontou que 22,7% dos maringaenses gastam mais de R$ 300,00 nas compras online. Já nas pesquisas de 2023, essa taxa subiu para 27,7%. Por outro lado, em termos de frequência de compra, 30,3% dos entrevistados apontaram que compram raramente ou que nunca compraram pela internet. Embora seja um mercado estabelecido e crescente, ainda há oportunidades a serem exploradas.
A pesquisa de 2023 realizou uma pergunta a mais aos entrevistados, eles foram consultados sobre o comportamento webrooming (pesquisa online e compra presencial) e showrooming (pesquisa presencial e compra online). O comportamento webrooming é o natural já presente entre os consumidores desde o crescimento do uso da internet, 20,9% dos entrevistados afirmaram fazer isso todo mês.
Já o comportamento showrooming tem se mostrado como alternativa para os consumidores procurarem melhores preços. Eles vão até a loja, tiram as dúvidas com os vendedores e têm contado diretamente com os produtos. Mas, vão para casa efetuar a compra online, geralmente buscando melhores condições de pagamento. Esse comportamento já é realizado por 13,3% dos maringaenses, todos os meses. Para mais informações sobre o webrooming e showroming, há uma matéria aqui mesmo no Maringá Post que pode ser encontrada clicando aqui.
A Pesquisa Data Maringá 2023 foi realizada pela DataMarket Inteligência de Mercado e pelo DEPEA (Departamento de Pesquisa e Estatística da ACIM). A estratificação da pesquisa envolveu variáveis de renda, faixa etária, sexo e região. Moradores de 5 macrorregiões da cidade fizeram parte da pesquisa, para garantir a heterogeneidade da amostra e evitar vieses nos resultados. A pesquisa possui 2,78% de margem de erro e 95% de intervalo de confiança. Para mais informações, clique aqui.
Prof. Vitor Koki da Costa Nogami
Departamento de Administração – DAD
Universidade Estadual de Maringá – UEM
INSTAGRAM | YOUTUBE | LINKEDIN | CURRÍCULO LATTES | DATAMARKET
________________________________________________________________________
Comentários estão fechados.