Estreia
No dia 19 de maio, às 20h, no Teatro Reviver Magó, o Nó Coletivo de Artes estreia um novo espetáculo de dança. “Passagens”, com direção de Vitória Campanari, também será apresentado nos dias 20, 21, 25, 26 e 27, sempre no mesmo horário e local, com entrada gratuita. Nos dias 20 e 21 as sessões terão recursos de audiodescrição.
O projeto foi viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti e se inspira em cinco artistas visuais mulheres: Remedios Varo, María Blanchard, Baronesa Elsa von Freytag-Loringhoven, Émilie Charmy e Anita Catarina Malfatti.
“O projeto é baseado em três pilares: a dança (o principal) e uma conversa com as artes visuais e a música. É um espetáculo de jazz e contemporâneo. Foi feito um estudo com as obras de cinco artistas e, através dessas obras, da paleta de cores, da forma e dos traços delas, foi desenvolvida uma estampa para o cenário e o figurino, criada pelo artista visual Bruno Pesch”, explica a idealizadora e diretora do espetáculo, Vitória Campanari, que também é uma das intérpretes, ao lado de Ana Clara Bertapelli, Evelin Coelho, Karenn Ticianel e Vanuza Eloiza.
Palhaço
Depois de muitos meses sem sinal de vida, o projeto Convite ao Teatro, da Secretaria de Cultura, está de volta. A retomada acontece com o espetáculo “O Carteiro”, do palhaço Ritalino, de Londrina. É às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.
A peça homenageia esse profissional que faz parte do nosso dia a dia. O carteiro é uma figura muitas vezes “sem rosto” para quem recebe a carta, mas que é uma pessoa (!) com todas as possibilidades de erros e acertos, sonhos e aspirações. Sob o olhar cômico e onírico do palhaço e do ofício apaixonante do carteiro, criou-se uma dramaturgia leve, sensível e cômica.
Cinema
O Convite ao Cinema apresenta neste sábado, dia 20 de maio, o filme “Persona”, de Ingmar Bergman. A exibição é às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701), de graça. A classificação é 16 anos.
A sessão é em parceria com a Semana Municipal de Saúde Mental, Secretaria de Saúde e Gerência de Saúde Mental. A curadoria e coordenação do projeto é de Paulo Campagnolo.
O Convite ao Cinema agora tem um instagram criado por frequentadores do projeto para fortalecer a divulgação. Os interessados podem acompanhar o perfil @convite_cinema
Café
O Maringá Coffe Week, festival que celebra o universo do café, movimentando e democratizando a boa gastronomia em cafeterias, panificadoras, confeitarias e bares, começou ontem (18/5) e prossegue até o dia 23.
Durante esses dias, cada estabelecimento participante oferece um menu especial, com uma bebida e uma comida, no valor fixo de R$18. Além disso, o evento terá outras atividades. Veja abaixo a programação completa.
Sexta-feira (19/05)
Palestra com Daniel Munari sobre Campeonatos
O barista campeão do Coffee Good in Spirits (campeonato de coquetelaria com café) Daniel Munari, vem para a Maringá Coffee Week falar de suas experiências e trajetória que o levou a participar de alguns campeonatos, e conquistar o pódio em 2022 transformando café em coquetéis.
Onde: Amiste Café (Av. Tiradentes, 41) às 20h
Segunda-feira (22/05)
Drops Maringá Coffee Week
Degustação aberta ao público dos cafés Seleções no Terminal Intermodal de Maringá.
Onde: Terminal Intermodal de Maringá das 8h às 12h
Workshop Kãfa sobre “Chás e infusões: métodos e harmonizações”
A Kãfa traz os ensinamentos sobre o universo dos chás e infusões, num workshop de métodos e harmozinação com sommelière de chás, tea blender, agrônoma e bióloga, Danielle Paula de Oliveira.
Onde: Hachimistsu (Av. São Paulo, 1700) às 19h30
Quarta-feira (24/05)
Workshop Ice Hot “Bebidas de Inverno”
A Ice Hot Rich’s vem com criatividade e inovação para a Maringá Coffee Week, num workshop que vai ampliar as possibilidades do seu cardápio de inverno. São diversas receitas apresentadas pela barista Fabi Simões.
Onde: Amiste Café (Av. Tiradentes, 41) às 19h
Sexta-feira (26/05)
Mostra de Profissão: Barista
A Brasil Coffee Week se junta com a Prefeitura de Maringá para levar aos jovens do Centro da Juventude, uma experiência da profissão barista. O objetivo é abrir a percepção sobre novas profissões e dar oportunidade para jovens que iniciam no mercado de trabalho.
Onde: Centro da Juventude (Rua das Sibipirunas, 1523) às 14h
Domingo (28/05)
Drops Maringá Coffee Week
Degustação aberta ao público dos cafés Seleções no Parque do Ingá.
Onde: Parque do Ingá das 8h às 12h
Mais informações no instagram @brasilcoffeeweek
Exposição
Está aberta no Teatro Calil Haddad a exposição que celebra os 50 anos de irmandade entre as cidades de Maringá e Kakogawa (província de Hyogo – Japão). Com curadoria de Hagá Galvão, conta com fotos antigas, desde a assinatura da lei que criou a irmandade, até registros mais recentes, como quando houve visita de comitivas nas duas cidades.
O objetivo é celebrar as décadas de parceria entre as duas cidades, a herança japonesa, bem como os frutos gerados pela irmandade Maringá – Kakogawa, um importante ponto de pertencimento e orgulho ao público maringaense.
Em 2023, comemora-se 50 anos do intercâmbio cultural, empresarial e humanitário entre as cidades.
Parada
A Semana Maringaense de Combate à LGBTfobia termina neste final de semana com a Parada LGBT no domingo. Confira as próximas atividades:
Sexta-feira, 19
Alteridade e comunidade LGBT: a diferença que fere
Palestrante: Alison Maciel Cezar, psicólogo clínico e pesquisador da área do luto e envelhecimento.
OBS: inscrições gratuitas no início da palestra. Os certificados de participação serão entregues na sexta-feira
Sábado, 20
Pré-Parada LGBT
23h na New York Lounge, na Avenida Rio Branco, 485
Domingo, 21
Parada LGBT de Maringá
12h na Praça Deputado Renato Celidonio, ao lado da Prefeitura de Maringá
Av. XV de Novembro, 701
Pós-Parada LGBT
19h na New York Lounge
Documentário
O documentário de média-metragem “O nome das coisas”, com roteiro e direção de Victor Faria e co-direção de Thayse Fernandes, será lançado no dia 27 de maio no Cineflix do shopping Maringá Park, com entrada gratuita.
Para garantir os ingressos, é necessário se inscrever preenchendo o formulário neste link.
Produzido com recursos do Prêmio Aniceto Matti, o filme se baseia na história de Lua Lamberti, travesti maringaense que se graduou, defendeu o mestrado, ingressou no doutorado e atualmente é professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Poesia
O 1º Festival Pé Vermelho de Poesia, projeto do Coletivo Pé Vermelho viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, acontece dia 28 de maio na Coletiva Mostra Multicultural, com entrada gratuita.
O objetivo é que as pessoas tenham contato com a poesia em diferentes materialidades para mostrar que a literatura não está restrita ao suporte do livro, como muita gente ainda pensa.
Essa será a segunda etapa de um projeto que teve início em abril com uma Residência Poética que proporcionou cinco formações ao longo de dois meses.
Após participarem da Residência, dez poetas desenvolveram diferentes produtos poéticos, que agora serão apresentados e distribuídos gratuitamente ao público presente no evento. Veja as atrações:
Exposição “O que é poesia?”
Exposição “Como nasce um zine”
15h – Distribuição de pílulas poéticas + bate-papo com os poetas
16h – Inauguração do painel poético com lambe lambe e stencil
16h15 – Performances poéticas
16h45 – Distribuição de zines
17h15 – Performances poéticas
18h – Slam Pé Vermelho
+ Microfone aberto nos intervalos durante todo o evento
Integração
O Instituto Cultural Ingá promove um encontro com a secretária da cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande. O objetivo é abrir um diálogo sobre temas pertinentes à cultura, como as perspectivas e investimentos, o planejamento da Secretaria para os próximos dois anos e os encaminhamentos da Lei Paulo Gustavo no Estado. Será no dia 30 de maio, às 19h, no Auditório Miguel Kfouri, na Acim, O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados, mas para participar é preciso se inscrever preenchendo o formulário neste link
Comentários estão fechados.