Cardiômetro: Você sabe o que é?

O cardiômetro é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia.

  • Neste espaço de todas as quartas feiras, tenho sempre dito que as doenças cardíacas, são as que mais matam no Brasil e no mundo. Hoje quero te apresentar uma ferramenta que pode ser importante para a sua tomada de decisão, em cuidar do seu coração.

    Muita gente, não se incomoda com a informação que o coração merece atenção redobrada, até dúvida e realmente não se importa com ela. Mas, sabendo isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, preocupada com essa verdade que circula por aí e muitos nem ligam, e para dar credibilidade à sua importância, criou uma ferramenta que, qualquer pessoa que tenha acesso à internet, possa confirmar.

    Criou um Cardiômetro, nos mesmos moldes daquele Impostômetro que está instalado na fachada do prédio da bolsa de valores no centro de São Paulo, onde você pode acompanhar quanto os cidadãos brasileiros pagam, ou quanto o governo federal está arrecadando de impostos, a cada segundo em todo Brasil.

    Segundo mensagem da Sociedade Brasileira de Cardiologia que está no site da entidade, “É um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de morte no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 mortes por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos ou 90 segundos. As doenças cardiovasculares causam o dobro de morte que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS”.

    A nota prossegue, dizendo que a melhor forma de se prevenir é cuidar dos fatores de risco que ameaçam a saúde cardiovascular, e, só assim, mortes como, as milhares que acontecem todo ano no Brasil, motivadas pelos males cardiovasculares, poderão ser evitadas, o que se pode considerar num contexto geral, uma situação de bastante gravidade.

    E vale a apena salientar que, os problemas cardíacos, não levantam preocupações apenas por causa das mortes que provoca, que já é motivo suficiente, mas é também a patologia que mais causa comorbidades como por exemplo, onde o paciente pode ficar acamado, com falta de ar, inchaço nas pernas. É uma doença bastante complexa, e por isso a necessidade de se cuidar. Sabemos que em todo o Brasil, mais de 14 milhões de pessoas estão acometidas de problemas com o seu coração e ainda não se deram conta do perigo que correm.

    Enfim, é isso que cuidamos sempre que digo que não espere por ser acometido por uma emergência cardiológica, e ser tarde demais. Venha ao nosso consultório e vamos fazer todos os exames preventivos e em uma análise dos seus hábitos pessoais, lazer, atividades físicas, alimentação, seu relacionamento familiar, com perguntas e questões que parecem ser muito rotineiras e sem nexo com o seu coração, mas que são de suma importância numa análise, como já dissemos aqui, em uma avaliação horizontal, que se junta ao que vão mostrar os seus exames preventivos e nos dá garantias de que podemos cuidar dos seus prováveis problemas com o coração, ou prevenir para que eles não venham causar problemas.

    Pense sempre naquelas pessoas que te cercam. Uma prova de amor é, sem dúvida, cuidar da sua saúde, para que possam amá-lo, com uma convivência sem surpresas desagradáveis com seu croração.

    Quer saber mais sobre esse e outros fascinantes assuntos da saúde do coração e da hemodinâmica, ou precisa agendar uma consulta?

    É só clickar no link: https://linktr.ee/drmarcelopuzzi

    Foto: Freepik

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.