Três valores do objetivismo que beneficiam as organizações

Aplicar a filosofia de objetivismo, de Ayn Rand, em seu dia a dia pode melhorar seu desempenho no trabalho e o desempenho de sua empresa.

  • A filosofia de Ayn Rand me encanta. Rand nos incentiva a alcançar nossos sonhos individuais enquanto empreendedores e empresários. É preciso ser realista: ser empresário é uma imensa jornada de desafios. Começar uma empresa do zero, como eu comecei, é mais desafiador ainda.

    Você pode estar passando por esse processo nesse exato momento ou já ter uma empresa bem estabelecida, os desafios continuarão aparecendo e você precisa ser corajoso para continuar impactando positivamente a vida das pessoas.

    Autora de dois romances populares, A Revolta de Atlas e A Nascente, e de uma filosofia própria, o objetivismo, Rand continua sendo uma figura atraente e influente várias décadas após sua morte.

    Para os líderes empresariais, suas ideias oferecem uma estrutura profunda, robusta e útil para a compreensão do papel dos negócios e dos empreendedores na sociedade.

    Aplicar a filosofia de Rand em seu dia a dia pode melhorar seu desempenho no trabalho e o desempenho de sua empresa. Separei os três principais pontos do objetivismo que você pode aplicar em seus negócios que beneficiará a sua organização.

    1. Realidade Objetiva

    “Você pode evitar a realidade, mas não pode evitar as consequências de evitar a realidade.” – Ayn Rand

    A filosofia de Rand foca na racionalidade, autossuficiência e busca pela excelência a partir da análise da realidade. Como empresários, devemos abraçar a realidade e lidar com ela.

    A realidade é, muitas vezes nos iludimos no autoengano. Empreender exige que você reconheça a realidade, independente do desejo apaixonado, desejo desesperado ou súplica esperançosa de alterar essa realidade. Ignorá-la ou fugir também não a apagará.

    A partir disso, devemos descobrir a natureza da realidade e aprender a agir com sucesso nela. A realidade não é para ser reescrita ou evitada, mas, solene e orgulhosamente, enfrentada.

    Comece a avaliar objetivamente a realidade do seu negócio e evite agir de acordo com o seu ego, porque agir apenas de acordo com o ego, com base em desejos, pode levar o seu projeto a fracassar.

    Empregue a racionalidade de forma estratégica e avalie os resultados para atingir seus objetivos.

    1. A busca da felicidade pessoal

    “Minha felicidade não é o meio para nenhum fim. Isso é o fim. É seu próprio objetivo. É o seu próprio propósito.” – Ayn Rand

    O Direito à Busca da Felicidade significa o direito do homem de viver para si mesmo, de escolher o que constitui a sua própria felicidade privada, pessoal, individual e de trabalhar para a sua realização, desde que respeite o mesmo direito dos outros.

    O homem não pode ser forçado a dedicar sua vida à felicidade de outro homem nem de qualquer número de outros homens. Significa que o coletivo não pode decidir qual será o propósito da existência de um homem nem prescrever sua escolha de felicidade.

    Como empreendedor e empresário, é comum colocarmos as expectativas e demandas de outras pessoas à frente da nossa felicidade pessoal. Por isso, o homem tem direito a alcançar a sua felicidade e não que os outros o façam feliz.

    Com a sua empresa acontece o mesmo movimento, afinal o empreendedor cria a sua empresa com um objetivo, uma visão, missão e valores. Sua empresa projeto é um meio para um fim, não uma causa que exige o martírio. Busque a sua felicidade ao empreender e não faça isso por que os outros esperam isso de você.

    1. A busca da excelência e da realização

    “Não deixe seu fogo se apagar, centelha por centelha insubstituível nos pântanos sem esperança do ainda não, do ainda não e do nada. Não deixe o herói em sua alma perecer em frustração solitária pela vida que você merecia e nunca conseguiu alcançar.” – Ayn Rand

    Rand defende que para prosperar, para alcançar a felicidade, o indivíduo deve pensar por si mesmo e viver de acordo com o julgamento de sua própria mente.

    A busca da excelência e da realização pessoal é um tema. A produtividade e a realização criativa realmente só vêm de indivíduos agindo em seu próprio interesse, dando origem ao egoísmo virtuoso.

    Incentive a busca da excelência e da realização pessoal em sua empresa, construindo uma cultura de excelência. O trabalho produtivo é o propósito central da vida de um homem racional, o orgulho é o resultado do seu trabalho.

    Mantenha sua empresa sólida!

    Se os processos da sua empresa estão demandando demais de você, conte com uma Consultoria eficiente e inovadora que sempre busca entregar excelência e realização para sua organização.

    Independentemente se a área é de Negócios ou de Recursos Humanos, a Trianon RH e Negócios oferece serviços totalmente voltados para que você tenha mais tempo para o que realmente importa: resultado e o sucesso do seu negócio.

    Foto: Freepik / Foto criada por @drobotdean

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.