Sua empresa está crescendo, os negócios expandindo e você precisa de novos talentos para enfrentar os novos desafios? Seja para completar a equipe atual ou substituir as pessoas que estão saindo.
A escassez de talentos é notável e em alguns setores, crítico. Uma das soluções para se destacar no mercado competitivo, atrair e reter os melhores talentos é desenvolver a sua ‘marca empregadora’.
O que é marca empregadora e reputação? Por que você deve dar atenção para esses dois pontos em sua empresa? Quero compartilhar com você a minha percepção sobre o assunto após mais de vinte anos de experiência na área de Recursos Humanos.
Vamos lá?!
O que é marca empregadora?
Estamos acostumados com o conceito comercial de marca, você escolhe a marca tal ou tal de sabão em pó? Como esta ou aquela marca se destaca para seus clientes?
Por exemplo, a Coca-Cola. Qual é a sua notoriedade, a sua reputação e o seu nível de estima? A marca empregadora, por outro lado, é uma estratégia utilizada para criar e manter uma percepção positiva da organização como empregadora.
É a partir da sua reputação como marca empregadora que você pode se destacar entre os concorrentes e fazer com que os talentos escolham a sua empresa para trabalhar.
Ao investir em sua marca empregadora, você mantém o índice de felicidade do seu capital humano e se destaca tornando-se desejável como empregador para atrair novos talentos, agregando profissionais ainda mais criativos e qualificados ao seu time de colaboradores.
A sua empresa possui um conjunto de elementos que a definem como marca empregadora, entre eles estão:
- Seu propósito, missão e visão;
- Seus valores;
- Sua cultura, sua história, a experiência dos colaboradores que compõem a sua equipe;
- Sua proposta de valor.
A reputação e a marca empregadora fazem parte de todas as fases de um profissional dentro da empresa, desde o recrutamento até uma demissão. Essa estratégia deve fazer parte do plano de negócios e podem incluir:
- Benefícios tangíveis, como plano de cargos e salários, plano de desenvolvimento de carreira, educação corporativa e outros benefícios oferecidos aos profissionais;
- Benefícios intangíveis, como clima, ambiente e cultura de trabalho.
Sua marca empregadora e reputação, portanto, permitem que a sua empresa seja promovida como um ótimo lugar para se trabalhar, o valor que a organização agrega na vida dos que fazem parte dela.
Desenvolver essa estratégia não é só importante para atrair e reter qualquer talento, mas sim os talentos ideias, aqueles que possuem as competências necessárias e que correspondem à sua empresa, sua missão e seus valores.
Fortalecer a marca empregadora é uma abordagem sistêmica, faz parte do projeto empresarial e o sucesso do processo envolve as áreas de recursos humanos e de marketing.
A primeira é responsável por estruturar a sua marca, entender como os colaboradores se sentem dentro da organização, melhorar os resultados e a produtividade. Já o segundo é a chave para a divulgação da sua marca empregadora em todos os canais – online e offline.
Para novos desafios, trazemos novos resultados
A gestão do seu RH precisa seguir uma jornada, caso contrário, uma gestão de pessoas feita de forma ineficiente impactará negativamente no seu fluxo de caixa engolindo a margem da sua empresa.
O sucesso de uma empresa depende diretamente da performance dos colaboradores, dessa forma o setor de RH fica responsável por cuidar da Cultura Organizacional, Produtividade, Iniciativas de melhorias, Processos de avaliações, Promoções, demissões e contratações, logo, fica evidente que um RH estratégico é essencial para qualquer organização.
Muitas empresas sem o RH estabelecido dentro da organização já se depararam com diversos processos a serem realizados sem a mínima ideia de por onde começar e como executar, ou empresas com setor de RH desatualizado com processos defasados.
A Trianon RH e Negócios está preparada para te auxiliar a alavancar os resultados da sua empresa, com as melhores e mais inovadoras práticas de RH e Negócios.
Foto: Freepik
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