Dança
“Myrtha”, da CED – Cia Experimental de Dança, segue em cartaz no Arena das Artes até o próximo domingo, sempre às 20h com entrada gratuita. O espetáculo de dança contemporânea foi viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti.
A companhia formada por André Miranda, Leonardo Fabiano e Ludmila Castanheira revisita o segundo ato do balé clássico “Giselle” (de Adolphe Adam, Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges e Théophile Gautier, 1840). Mais especificamente, dão foco na personagem Myrtha, a chefe das Wilis, um exército de mulheres traídas pelos homens que amaram, que voltam dos mortos em busca de vingança.
O Arena Das Artes fica na Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367, Jardim Brasil. A classificação é para maiores de 16 anos e o público é limitado a 60 pessoas, por isso é recomendável chegar cedo para retirar os ingressos, pois as sessões estão tendo casa cheia.
Documentário
O primeiro documentário histórico internacional produzido na cidade, o média-metragem “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica), já tem data para estrear. O lançamento está marcado para o dia 3 de maio, às 20h, na maior sala do Cineflix, no shopping Maringá Park. A entrada é gratuita e os interessados já devem reservar seus lugares preenchendo um formulário neste link.
O primeiro documentário histórico internacional produzido na cidade, o média-metragem “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica), já tem data para estrear. O lançamento está marcado para o dia 3 de maio, às 20h, na maior sala do Cineflix, no shopping Maringá Park. A entrada é gratuita e os interessados devem reservar seus lugares preenchendo um formulário no Google.
Cinema
As inscrições para o projeto Sobre Nós – Formação Audiovisual 2ª edição, promovido pela Cosmos Filmes em parceria com o Arena das Artes, foram prorrogadas até o dia 22. O projeto visa oferecer um curso gratuito de produção cinematográfica para jovens de 15 a 18 anos, preferencialmente estudantes de escolas públicas. O curso é dividido em 8 módulos, que contemplam roteiro, produção, direção, direção de arte, captação de som direto e direção de fotografia, além dos módulos de história do cinema e linguagem cinematográfica. Como professores, estarão João Gabriel Kowalski, Giovani Nori, Eliton Oliveira, Lírica Aragão, Carla Guizelini, Thayse Fernandes e Alan Gaitarosso. Ao final, os alunos produzirão três curtas.
As aulas começam no dia 15/03, sempre às quartas-feiras das 17h30 às 19h30 no Arena das Artes, onde também estão sendo feitas presencialmente as inscrições até o dia 10/03, das 10h às 18h. O Arena das Artes fica na Av. Deputado José Alves Dos Santos 4367, Jardim Brasil. O curso conta com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e é totalmente gratuito, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As 20 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de inscrição, mas haverá uma lista de espera para eventuais desistências ou ampliação da turma.
Residência
O 1º Festival Pé Vermelho de Poesia está começando. Estão abertas até o final do mês as inscrições para a Residência Poética, primeira etapa do projeto. Dez poetas serão selecionados para participar de quatro ações formativas presenciais entre os meses de abril e maio. O objetivo é aprimorar a arte de cada um e propiciar meios para tornar o trabalho artístico mais rentável.
Nas oficinas, os poetas farão exercícios de escrita criativa e aprenderão as técnicas de criação de quatro produtos poéticos visando a distribuição de seus poemas. São eles: curtinhas (poemas curtos ou pílulas poéticas), pocket zines, poesia visual (como lambe-lambe e stencil) e a possibilidade de apresentar seus trabalhos em eventos culturais com performances de poesia falada, utilizando somente corpo e voz. Quem ministra as aulas são as produtoras culturais locais Érica Paiva Rosa e Ana Favorin, a atriz e professora Andresa Viotti e os poetas Valeska Torres (RJ) e Fabio Boca (SP).
Os selecionados vão receber uma ajuda de custo de R$ 700,00, dividida em duas parcelas pagas mediante a emissão de nota fiscal. Eles deverão participar de todas as formações e nelas criar seus respectivos produtos poéticos, que serão apresentados e distribuídos gratuitamente para a comunidade durante o Festival, no dia 28 de maio.
Inscrições gratuitas no link: https://forms.gle/7jNZzbQaQeag5ocs8
Mulheres
Em homenagem ao mês internacional da mulher, a artista Izabela Bombo realiza a exposição “Mulheres | plurais singulares” no hall da Câmara de Vereadores de Maringá.
A exposição surgiu a convite da Procuradoria da Mulher e fica em cartaz até o dia 31 de março. Conta com retratos que ilustram as múltiplas identidades das mulheres e a singularidade de seus atos no dia a dia.
O endereço é Av. Papa João XXIII, 239 (pertinho da Catedral), com entrada gratuita. Aberta de 8h às 18h.
Clube de leitura
Fundado em nove de março de 2013, o Clube de Leitura Bons Casmurros está comemorando dez anos de atividades em Maringá, atingindo a marca de 165 debates realizados e a participação de mais de duas mil pessoas. Para celebrar o aniversário, o grupo preparou uma programação especial: uma festa e a vinda de um escritor reconhecido no Brasil e fora do país. A primeira parte da celebração ocorre neste sábado, dia 11, na Associação dos Magistrados. No local também haverá o debate do livro “O acontecimento”, de Annie Ernaux, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura em 2022. O nome do autor convidado será divulgado em breve.
A cada três semanas, os leitores do Bons Casmurros se reúnem no Atari Bar para discutir uma obra previamente escolhida por meio de votação. No dia do encontro, cada pessoa diz se gostou ou não do livro, justificando essa opinião. A participação é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas por meio da página do Clube no Instagram. A agenda até junho já está definida, sendo debatidos livros como “Rinha de galos”, de Maria Fernanda Ampuero; “O barão nas árvores”, de Ítalo Calvino; “O filho de mil homens”, de Valter Hugo Mae, entre outros.
Pesquisa
O projeto “Memórias da Cena”, desenvolvido pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio do Prêmio Aniceto Matti, pede ajuda da comunidade para localizar artistas aposentados ou amigos e familiares de artistas já falecidos que tiveram envolvimento com o teatro em nossa cidade. O objetivo é fazer entrevistas e resgatar fotos e documentos que contem um pouco da história do teatro local, gerando curtas-metragens documentais sobre alguns dos fazedores pioneiros. Os vídeos serão legendados e disponibilizados gratuitamente no YouTube. Não foi estabelecido um recorte temporal para a pesquisa pelo fato de não se pretender contar uma história cronologicamente, de modo linear, mas sim dar foco aos personagens, às pessoas da cena que atuaram em diversos momentos históricos.
A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da organizadora da Cultural Post. Quem puder contribuir, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo instagram @2coelhoscomunicacaoecultura ou pelo whatsapp (44) 9 9903-9707 (preferencialmente por mensagens de texto ou áudio).
Comentários estão fechados.