O efeito borboleta dos semicondutores

Na coluna de Marketing e Mercado desta semana, o prof. Vitor Nogami explica os fatores que impulsionaram a venda de motos no país.

  • Imagem: Reprodução / Freepik 

    Por Vitor Nogami 

    A venda de motos no Brasil teve crescimento de 18,2% em 2022 e aponta para mais de 9% em 2023. Existem vários fatores que podem explicar esse aumento, um deles é a retomada do crescimento econômico após a pandemia, o outro é o próprio aumento do preço dos carros.

    Podemos encontrar muitas explicações para o aumento dos preços dos carros, tais como aumento da inflação, aumento do preço do combustível, aumento dos impostos e problemas no fornecimento de matéria-prima, os semicondutores. O menos esperado talvez tenha sido a escassez desses semicondutores, talvez por isso, os impactos foram tão grandes.

    Os semicondutores são itens relativamente simples no sistema eletrônico dos automóveis. No entanto, com os carros se tornando cada vez mais tecnológicos, a necessidade dessa matéria prima aumenta. Eles servem para conduzir a corrente elétrica, fazem parte da produção dos chips que vão nos sistemas eletrônicos dos automóveis. Além disso, também são utilizados em outros produtos eletrônicos, como notebooks, smartphones e videogames, que tiveram aumento de demanda na pandemia.

    Além da própria pandemia que desacelerou a produção de muitos setores ao redor do mundo, a guerra entre Rússia e Ucrânia, um incêndio em uma grande indústria de semicondutores no Japão e a forte pressão política da China sobre Taiwan, que é um dos principais produtores do componente, gerou uma crise global de abastecimento do componente.

    É aí que chegamos no crescimento das vendas de motos no Brasil. A falta de abastecimento dos semicondutores afetou de maneira significativa a produção de novos carros. Por várias razões, as indústrias automobilísticas no país encerraram ou reduziram significativamente a produção de novos veículos, uma delas é a falta dos semicondutores como matéri-prima.

    Essa baixa oferta de novos carros fez com que os produtos ficassem mais valorizados, aumentando seus preços. Automaticamente, o preço dos carros usados também aumentou, uma vez que sua demanda subiu. Ainda temos na equação a subida dos impostos, combustíveis e a inflação de modo geral. Um movimento natural dos brasileiros foi olhar para as motos como alternativa para driblar o alto preço dos carros e a própria redução do poder aquisitivo.

    Seguem algumas perguntas sobre esses acontecimentos. Será que os executivos das grandes montadoras de motos estavam atentos para esse movimento? Será que a crise de abastecimento de semicondutores permanecerá? Como ela vai impactar o mercado de carros e motos? Será que a produção e venda de motos se manterá com essas altas taxas de crescimento nos próximos anos?

    Agora, seguem algumas perguntas para você! Existe alguma matéria-prima na cadeia de valor do seu negócio que pode ter um impacto tão grande assim como os semicondutores tiverem para o setor automotivo? Essa matéria-prima corre risco de crise de abastecimento? Se houver uma crise de abastecimento dessa matéria-prima, quais movimentos serão necessários para sua empresa se manter competitiva?

    Prof. Vitor Koki da Costa Nogami

    Departamento de Administração – DAD

    Universidade Estadual de Maringá – UEM

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    Imagem: Reprodução / Freepik 

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