O que é a Cardio-Oncologia?

A Cardio-Oncologia é uma especialidade médica voltada ao cuidado das complicações cardiovasculares relacionadas ao tratamento do câncer.

  • A Cardio-Oncologia é uma subespecialidade da cardiologia, focada na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das complicações cardiovasculares relacionadas ao tratamento do câncer, como insuficiência cardíaca, arritmias, hipertensão, isquemia e trombose.

    Essas complicações podem surgir como consequência dos diversos tratamentos anticâncer com potencial de causar cardiotoxicidade, especialmente no caso de pacientes com mais de 60 anos, que possuam alguma cardiopatia diagnosticada ou apresentem fatores de risco para desenvolvê-las.

    Essa subespecialidade surgiu com objetivo de fornecer ao paciente o melhor tratamento oncológico disponível, com o menor risco cardiovascular possível, por meio da administração correta e segura dos agentes de prevenção às doenças cardíacas.

    Na Cardio-Oncologia, os especialistas podem recomendar terapias alternativas, mudanças de hábitos, tratamento de comorbidades relacionadas ao câncer e doenças cardíacas e a modificação do tratamento nos casos de pacientes extremamente debilitados, por exemplo.

    Atualmente, a identificação dos pacientes oncológicos com alto risco para desenvolvimento de doenças cardíacas é uma das principais estratégias dos programas de cardio-oncologia, sendo possível reduzir a morbi-mortalidade cardiovasculares relacionada ao tratamento oncológico, o que contribui para que haja um aumento na expectativa de vida dos pacientes com câncer, além de reduzir o surgimento de doenças relacionadas.

    Por fim, vale ressaltar que o cardio-oncologista deve realizar um trabalho multidisciplinar, o qual não envolve apenas o paciente, mas toda a família e sociedade, já que é extremamente necessário promover a conscientização das medidas prevenção contra a doença, que podem colaborar para reduzir as complicações do tratamento contra o câncer.

    Foto: Canva

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.