Desafios da Liderança para 2023

Veja quais são os maiores desafios que os cargos de liderança vão ter que enfrentar no próximo ano, e entenda como lidar com eles.

  • Os líderes têm muito em que pensar – inflação, turbulência do mercado, tecnologias, concorrentes, vendas, resultados  – e assim por diante. O ano de 2022 foi repleto de desafios e incertezas para líderes, CEOs, empresários e empreendedores.

    Para o ano de 2023, o principal foco da liderança deve ser enfatizar a liderança de pessoas e a inteligência emocional. Ocupar cargos de liderança e saber como liderar efetivamente, está entre as maiores preocupações para o próximo ano.

    Depois de trabalhar com bons líderes e de eu próprio estar numa posição de liderança, compreendi que a liderança pode influenciar as pessoas a acreditarem, agirem e trabalharem persistentemente para alcançar o bem maior.

    Ser um bom líder não é fácil. Uma pessoa deve ter qualidades de liderança eficazes que a ajudem a atingir metas e objetivos mais elevados. Para o ano de 2023, os desafios serão ainda maiores!

    Separei os principais desafios que os cargos de liderança precisarão enfrentar no próximo ano se desejam manter a sua equipe competitiva e sua empresa rumo ao sucesso.

    1 – A capacidade de liderar através da incerteza

    Os líderes podem se orientar pelos dados para auxiliar no processo de tomada de decisão, mas e se não houver dados?

    Não podemos esperar pela certeza antes de tomar cada decisão e fornecer uma direção clara para sua equipe. Essa lição, aprendemos desde o início da pandemia. Líderes e empresas que estavam confusas e não conseguiram tomar decisões estagnaram suas equipes.

    Ficaram suspensas em uma nuvem de confusão, enquanto empresas com liderança decisiva ofereciam clareza, propósito e direção que ajudaram as equipes e os colaboradores a seguir em frente sem perder o otimismo.

    Em tempos de incerteza, quando os fatos são desconhecidos e os dados indisponíveis, como liderar?

    Confie nos valores de sua empresa para obter clareza e lidere sua equipe com base nesses valores.

    2 – Se adaptar às novas tecnologias 

    A automatização digital já é uma realidade, principalmente no setor de RH. Ao líder cabe o papel de analisar quais dessas tecnologias podem agregar à sua empresa. Qual pode ajudar a otimizar e a motivar os seus colaboradores, sem esquecer que a liderança deve ser humana e focada nas pessoas.

    Não tenha medo das novas tecnologias, elas vieram para auxiliar e não para tomar o lugar das pessoas em sua empresa.

    3 – Desenvolver as habilidades de seus colaboradores e valorizar as soft skills

    Os colaboradores precisam ser estimulados e se sentirem reconhecidos para terem um bom desempenho dentro da sua empresa. Hoje em dia já não contratamos um candidato por seu longo currículo de experiências.

    É necessário reconhecer o talento que vai se encaixar melhor aos valores da empresa e que possuem vontade de aprender e desejam atualizar seus conhecimentos para permanecerem eficazes em suas missões.

    Um currículo extenso é interessante, mas as habilidades comunicativas, socioemocionais, pensamento crítico, flexibilidade e adaptabilidade são tão importantes quanto. As pessoas da sua equipe que possuem as soft skills desenvolvidas devem ser reconhecidas para continuarem motivadas e fazendo a diferença para a equipe como um todo.

    4 – Oferecer feedbacks humanizados

    O feedback é a prática que permite aos colaboradores terem conhecimento sobre como o seu trabalho está sendo recebido e deve ser realizado de maneira frequente.

    O feedback permite que o colaborador tome consciência de seu bom comportamento e de seus erros e você deve usar essa ferramenta de forma humanizada para incentivar seus colaboradores.

    E quando você precisa dar um feedback negativo? Como realizar? Trabalhe com seu colaborador para desenvolver um plano de ação com etapas específicas a serem seguidas. Crie uma lista de metas de curto e longo prazo para resolver os problemas.

    5 – Aumentar a moral dos colaboradores

    Devido a escassez de profissionais qualificados, é necessário valorizar a sua equipe e focar na saúde mental no dia a dia do trabalho.

    O clima organizacional afeta imensamente a retenção de funcionários. Em 2023, você pode fazer as seguintes perguntas e analisar seu ambiente de trabalho:

    • Como é a cultura da empresa e o que poderia ser melhorado?
    • Você organiza eventos suficientes para que os funcionários possam criar memórias juntos?
    • Você está oferecendo aos funcionários oportunidades adequadas de desenvolvimento pessoal e profissional?
    • Como você lida com os conflitos no ambiente de trabalho?
    • Os colaboradores sentem que são ouvidos e apoiados pela organização?

    6- Promover uma Cultura focada no alinhamento frente aos resultados

    Para 2023, com certeza esse vai ser um dos maiores desafios, manter o seu time alinhado frente aos resultados.

    Mas, como fazer isso?

    Construa diariamente na Cultura do seu negócio independentemente do tamanho, práticas e processos que reforcem os valores da organização, treine os seus colaboradores para que todos entendam que o foco precisa estar voltado para os resultados. Visto que, um líder não poder perder tempo explicando sempre a mesma coisa, por isso, reforçar a Cultura dia após dia é essencial para manter a equipe alinhada, pois, um time sem alinhamento não chegará a lugar nenhum.

    Em 2023, você como alguém que ocupa um cargo de liderança, deve focar seu tempo e energia no que é realmente importante para você e para a empresa, as tarefas que requerem sua expertise.

    Além disso, pense em contar histórias e se conectar com a sua equipe, encontrar novas oportunidades e fazer networking. Você terá todas as peças necessárias para se dedicar a expandir seus negócios.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @katemangostar

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.