A rotina de um empreendedor não é fácil. Entre reuniões, tomadas de decisões, liderança e dar conta de todas as funções, muitos esquecem que precisam tirar um tempo para si mesmos.
O autocuidado é cuidar da sua mente e do seu corpo, lembrar que você também é um ser humano que precisa de cuidados. Você já ouviu falar em burnout?
Segundo o ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho, podendo resultar em um estado de depressão profunda.
Empreendedores, todos os dias, lidam com várias situações que podem levar ao esgotamento físico e emocional. Por isso, estudar e aprimorar a sua inteligência emocional é tão importante.
Afinal, quando você não estiver bem, os seus negócios também não estarão e seu estado mental e físico pode impactar diretamente em sua empresa.
Alguns sintomas da Síndrome de Burnout são:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Negatividade constante;
- Fadiga;
- Entre outros.
Confira as minhas dicas para evitar o burnout e colocar em prática o seu autocuidado para atingir o sucesso pessoal e nos negócios.
1 – Separe um tempo do dia para você
Seja para realizar uma atividade que você gosta, como estudar sobre negócios, ler um livro interessante, meditar, desenvolver a sua espiritualidade ou até mesmo não fazer nada. Sabemos que o empreendedor vive tentando arrumar tempo para dar conta de tudo: vida pessoal, família, amigos, negócios, sócios… e acaba sempre se deixando em último lugar.
Por isso, separe um tempo do dia e se preciso anote em sua agenda, seja 5 minutos ou 1 hora, para você. Evite o celular e as redes sociais, esqueça das contas que precisam ser pagas ou daquela ligação que você esqueceu de realizar para um amigo.
2 – Um pouco de natureza para a sua rotina
Várias pesquisas já comprovaram os diversos benefícios de estar em contato com a natureza. Desde diminuir o estresse até aumentar a memória.
Você pode não gostar de acampar, ou está cercado por uma área urbana. Nesse caso, saia um pouco ao ar livre, você pode procurar um parque na sua região e fazer uma caminhada ou andar por algum tempo de bicicleta.
Essa ação simples vai te ajudar a limpar a mente e ter mais tranquilidade para cumprir as atividades da sua rotina. Se você gostar de plantas, uma ótima dica é levá-las para a sua empresa e ter um pouco de natureza com você enquanto você trabalha.
3 – Faça alguma atividade física
Se você, assim como eu, viaja bastante, pode ter dificuldades para fazer uma academia. Essa dica vai além: você pode subir e descer escadas ao invés de optar pelo elevador, estacionar o seu carro um pouco mais longe da empresa ou andar alguns quarteirões ao final do expediente.
Manter o seu corpo em movimento é essencial, para realizar grandes planos é preciso um corpo que o acompanhe na jornada. É como um carro, qual tem mais desempenho na estrada? Aquele que fica durante anos mal cuidado ou aquele que está sempre em manutenção?
4 – Alimentação
Chega a ser batido falar sobre a alimentação. Assim como a atividade física, é a alimentação que nutre o seu corpo e dá energia para o seu dia, por isso observe a sua alimentação. Falta de apetite, apetite demais, açúcar ou café em excesso, todos esses itens influenciam no seu dia, provocando sonolência ou falta de energia para executar as tarefas necessárias.
5 – Reconheça as suas vitórias
Quando passamos por um momento difícil, como uma crise na empresa, problemas com colaboradores, entre outros, costumamos nos achar um fracasso e focar somente na parte ruim da situação.
Um empreendedor de sucesso sabe reconhecer suas vitórias e aprender com seus fracassos. Autoconhecimento também é saber quem você é, quais seus pontos fortes, qual o seu propósito e as vitórias que te fizeram chegar aonde você está hoje.
6 – Foque em adquirir conhecimento
Não deixe que a experiência te cegue. O mercado está evoluindo constantemente e você deve evoluir com ele, implementar novas estratégias, analisar os resultados da sua organização, entre outros.
Quanto mais você adquirir conhecimento, seja através de livros, palestras, cursos e mentorias, mais você desenvolverá a confiança em si mesmo e estará preparado para os momentos de intempérie em sua empresa e em sua vida pessoal.
Lembre-se: os colaboradores são importantes, bem como os resultados, a organização, o futuro do negócio… mas você é a engrenagem primordial para fazer todo o sistema funcionar.
Agora, pare e define um momento em sua semana que você vai focar em você, em seu autocuidado e colocar em prática uma dessas seis dicas. Aproveite as boas resoluções de ano novo e coloque como meta para 2023: cuidar mais de mim enquanto pessoa e enquanto empreendedor!
Imagem: Freepik / Foto criada por @prostooleh
Comentários estão fechados.